terça-feira, 1 de janeiro de 2008

8 "O fruto do seu desejo..."




                ( pintura de Buddha em caverna de Ajanta feitas por Arhât Achâra na Índia )

8
O fruto do seu desejo,etc” – Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana sobre um Irmão que desistiu de perseverar, de permanecer. Neste Jātaka, ambos, a História Introdutória e a História do Passado, serão dados no Jātaka n.o 462; - os incidentes são iguais em ambos os Jātakas, mas os versos canônicos são diferentes.
Permanecendo constantemente nos conselhos do Bodhisatva, Príncipe Gāmani, percebe-se – apesar do mais novo de cem irmãos – cercado por estes cem irmãos como séqüito e sentado debaixo do pálio branco da realeza, contemplou sua glória
e pensou – “Devo tudo isto ao meu professor.” E, na sua alegria, explodiu neste falar de coração:-

O fruto do seu desejo colhe, quem não anseia;
Saiba, Gāmani, excelência madura é a tua.

Sete ou oito dias depois de se tornar rei, seus irmãos todos partiram para suas casas. Rei Gāmani, depois de reinar com retidão, passou sendo tratado de acordo com seus méritos. O Bodhisatva também passou sendo tratado de acordo com seus méritos.

----------------------------

A lição terminada, o Mestre prega as Verdades, ao final das quais o Irmão-desanimado ganha Arahat(idade). Tendo contado as histórias, o Mestre mostra a conexão juntando as duas e identificando o Jātaka.

Nenhum comentário: