sábado, 5 de janeiro de 2008

24 Buddha Cavalo Sindh ( variante )




    ( Ruínas de Mohenjodaro região de Sindh no Paquistão atual que já abrigou, milhares de anos antes de Siddharta Gautama uma civilização buddhista / hindu / védica uma vez que houveram seis buddhas antes deste Último )


24
Não importa quando ou onde...etc.” – Esta história foi contada pelo Mestre em Jetavana sobre outro Irmão que desistiu de perseverar. Mas, neste caso, ele se dirigiu a este Irmão e disse, “Irmãos, em dias passados o sábio e bom perseverou mesmo ferido.” E, assim dizendo, ele contou esta história do passado.

-------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, sete reis cercaram a cidade justo como na história anterior.
Então um guerreiro que lutava em charrete atrelou dois cavalos Sindh (um par de irmãos), e saindo com ímpeto da cidade, venceu seis acampamentos e capturou seis reis. Justo nesta juntura o cavalo mais velho foi ferido. O auriga volta até portão real onde desatrelou da charrete o irmão mais velho, e, após desamarrar a armadura do cavalo deitado de lado ele, o começou a armar outro cavalo. Entendendo o intento do guerreiro, o Bodhisatva teve os mesmos pensamentos passados pela cabeça como na história anterior, e chamando o auriga, repetiu esta estrofe, jazendo:-

Não importa quando ou onde, no bem ou no mal,
O corcel briga; o pangaré desiste.

O auriga fez o Bodhisatva ficar nas próprias patas e ser armado. Então ele venceu o sétimo acampamento e levou preso o sétimo rei, com quem afastou-se até o portão real e lá soltou o nobre cavalo. Enquanto jazia num lado, o Bodhisatva deu os mesmos conselhos ao rei como na história anterior, e então expirou. O rei fez o corpo ser queimado com todas as honras, concedeu honras ao auriga, e após legislar em retidão passou sendo tratado de acordo com seus méritos.

--------------------------

Sua lição terminada, o Mestre pregou as Verdades (no final das quais o Irmão ganhou Arahat(idade); e identificando o Jātaka disse, “O Ancião Ānanda era o rei, e o Buddha Perfeito era o cavalo daqueles dias.”


Nenhum comentário: