quinta-feira, 8 de maio de 2008

99 Buddha Maha-Brahma


99
Melhor que mil tolos...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre quando em Jetavana relativo a questão dos infiéis.

(Os incidentes serão relatos no jātaka 522 que trata das mortes de Sāriputra e Moggallāna).
Em certa ocasião os Irmãos se encontraram no Salão da Verdade e louvavam a sabedoria de Sāriputra, o Capitão da Fé, que expôs o significado de uma fala essencial de Buddha. Entrando no salão, o Mestre perguntou a escutou sobre o quê conversavam. “Esta não é a primeira vez, Irmãos,” ele disse, “que o significado de uma fala essencial minha é apresentado, trazido à luz, por Sāriputra. Ele fez igual em tempos passados.” Assim falando, ele contou esta história do passado.

--------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, o Bodhisatva nasceu brahmin do Norte e completou sua educação em Takkasilā ( Taxila ). Afastando-se de Luxúrias e renunciando ao mundo pela vida de eremita, ele ganhou os Cinco Conhecimentos e as Oito Consecuções, e morava nos Himālaias, onde quinhentos eremitas juntaram-se a seu redor. Uma estação de chuva, seu discípulo chefe foi com metade dos eremitas para o lugar das pessoas arranjar sal e vinagre. E esta era a hora em que o Bodhisatva devia morrer. E seus discípulos, desejando saber sua consecução espiritual, disseram a ele, “Qual excelência ganhaste ?”

Ganhei ?” ele disse ; “ganhei Nada.” ( n. do tr.: Uma das mais altas Consecuções é o insight do nada das coisas; tudo é ilusão ) Assim falando, ele morreu e renasceu no Reino Brahma dos Devas Radiantes. ( Pois Bodhisatvas mesmo que tenham atingido o mais alto estado nunca renascem no Mundo Informe porque são incapazes de passar além do Reino da Forma.) Errando o significado, seus discípulos concluíram que ele falhara em ganhar qualquer consecução espiritual. Então não prestaram as honras crematórias devidas.

Na sua volta o discípulo chefe entende que o mestre estava morto, e perguntou se eles perguntaram o quê ele ganhara. “Ele disse que ganhara nada,” eles disseram. “Então não prestamos as honras crematórias devidas.”

Vocês não entenderam o significado,” disse o discípulo chefe. “Nosso mestre quis dizer que atingira o insight chamado insight no Nada das Coisas.” Mas, apesar dele explicar repetidas vezes aos discípulos, eles não acreditaram nele.

Sabendo da descrença deles, o Bodhisatva gritou, “Tolos ! Não acreditam no discípulo chefe. Esclarecerei as coisas para eles.” E ele veio do Reino de Brahma e em virtude de seus poderes poderosos ficou pousado no ar acima do eremitério e falou esta estrofe em louvor à sabedoria do discípulo chefe:-

Melhor que mil tolos, apesar deles
Gritarem cem anos sem cessar,
É um que, ouvindo, logo entenda.

Assim o Grande Ser proclamou a Verdade pousado no ar e censurou o bando de eremitas. Depois ele voltou para o Reino de Brahma, e todos aqueles eremitas também qualificaram-se para renascer no mesmo Reino.

-----------------------

Sua lição terminada, o Mestre identificou o Jātaka dizendo, “Sāriputra era o discípulo chefe daqueles dias, e eu Mahā-Brahmā.”





Nenhum comentário: