terça-feira, 27 de maio de 2008

116 Buddha Acrobata


116
Demais...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana, sobre um Irmão desregrado cuja história será contada no Jātaka 427 [ Buddha Abutre: 161, 427 e 439, referência direta ao mito de Dédalo e Ícaro, em que este último desobedece o pai, ao voar pra muito longe : as leis de Minos ( qual o Manu hindu ou Numa romano ), legislador da Grécia, são um labirinto ].

O Mestre o censurou com estas palavras:- “Como agora, também em dias idos foste desregrado, Irmão, não escutando os conselhos do sábio e bom. Então por uma ‘zagaia tu morreste.” Assim falando, ele contou esta história do passado.

-----------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ) o Bodhisatva nasceu numa família de acrobatas. Quando cresceu era um sujeito muito inteligente e sábio. De outro acrobata aprendeu a dança da ‘zagaia e com seu mestre costumava viajar para demonstrar sua habilidade. Bem, este seu mestre conhecia a dança das quatro azagaias mas não a das cinco ; e um dia quando em exibição numa certa vila, ele, estando bêbado, fez com que levantassem cinco azagaias em uma fila e declarou que dançaria através delas.

Disse o Bodhisatva, “Você não pode lidar com todas as cinco azagaias, mestre. Tire uma. Se tentares com cinco, serás atravessado pela quinta e morrerás.”

Então não sabes o quê posso fazer quando tento,” disse o sujeito bêbado ; e sem prestar atenção ao conselho do Bodhisatva, ele dançou pelas quatro lanças, azagaias, apenas para impalar-se na quinta como a flor Bassia no seu caule. E lá ficou, gemendo. Disse o Bodhisatva, “Esta calamidade aconteceu por desprezares os conselhos do sábio e bom” ; e pronunciou esta estrofe:-

Demais – penosamente contra minha vontade – tentaste ;
Atravessando a quarta, na quinta morreste.

Assim falando, ele retirou o mestre da ponta da ‘zagaia e realizou devidamente os últimos serviços sobre seu corpo.

-----------------------

Sua história contada, o Mestre identificou o Jātaka dizendo, “Este Irmão desregrado era o mestre daqueles dias, e eu o pupilo.”



Nenhum comentário: