sexta-feira, 9 de maio de 2008

100 história de Suppavasa


100
Na aparência de alegria...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Kundadhānavana perto da cidade de Kundiya sobre Suppavāsā, uma irmã-leiga, que era filha do Rei Koliya. Pois naquele tempo, ela, que carregou uma criança sete anos no útero, estava no sétimo dia das suas dores de parto, e seu sofrimento era intenso. A despeito de toda sua agonia, ela pensava assim:- “Todo-Iluminado é o Abençoado que prega a Verdade com o fim de que tal sofrimento possa cessar ; retos são os Eleitos do Abençoado que andam de modo a que tal sofrimento possa cessar ; reto é Nirvana onde tal sofrimento deve cessar.” Estes três pensamentos eram a consolação dela em sua agonia. E ela enviou seu marido ao Buddha para contar sobre o estado em que ela estava e levar uma saudação por ela.

Sua mensagem foi dada ao Abençoado, que disse, “Possa Suppavāsā, filha do rei dos Koliyas, ficar forte e boa novamente e dar a luz a um filho saudável.” E com a palavra do Abençoado, Suppavāsā, filha do rei dos Koliyas, ficou forte e boa, e deu à luz um filho saudável. Encontrando sua esposa ao voltar para casa já salva do parto, o marido maravilhou-se grandemente dos gloriosos poderes do Buddha. Bem, agora que sua criança nasceu, Suppavāsā estava ansiosa por mostrar a caridade por sete dias à Irmandade com o Buddha à sua cabeça, e enviou o marido de volta para convidá-los. Aconteceu de naquele dia a Irmandade com o Buddha à sua cabeça ter recebido um convite do leigo benfeitor do Ancião Moggallāna o Grande ; mas o Mestre, desejoso de agraciar os desejos caridosos de Suppavāsā, chamou o Ancião e explicou o problema , e com a Irmandade aceitou por sete dias a hospitalidade de Suppavāsā. No sétimo ela vestiu seu pequeno menino todo, cujo nome era Sivali, e o fez inclinar-se diante do Buddha e da Irmandade. E quando foi trazido no devido tempo até Sāriputra, o Ancião com toda sua gentileza saudou a criança, dizendo, “E aí, Sivali, ‘tá tudo bem contigo ?” “Como podia estar , senhor ?” disse a criança. “Sete longos anos tive que chafurdar em sangue.”

Então alegre Suppavāsā exclamou, “Meu filho, só com sete dias de idade, está já discutindo religião com o apóstolo Sāriputra, o Capitão da Fé !”

Você gostaria de outro filho como este ?” perguntou o Meste. “Sim, senhor;” disse Suppavāsā, “sete mais, se pudessem ser como ele.” Em frases solenes o Mestre agradeceu a hospitalidade de Suppavāsā e partiu.

Aos sete anos de idade a criança Sivali deu seu coração para a Fé e abandonou o mundo para unir-se à Irmandade ; aos vinte foi admitido plenamente como Irmão. Reto ele era e ganhou a coroa da retidão que é a Arahat(idade), e a terra gritou alto de alegria.

Assim um dia os Irmãos reunidos conversam entre si no Salão da Verdade sobre o assunto, dizendo, “O Ancião Sivali, que agora é uma lâmpada tão brilhante, foi filho de muitas rezas ; sete longos anos esteve ele no útero e sete dias no parto. Como devem ter sido grandes as dores de mãe e filho ! De que fatos foram frutos suas dores ?”

Entrando no salão, o Mestre perguntou o tema da conversa. “Irmãos,” ele disse, “o reto Sivali esteve sete anos no útero e sete dias no parto tudo por causa de seus atos passados. E similarmente a gravidez de sete anos de Suppavāsā e seu trabalho de parto de sete dias resultaram de seus próprios atos passados.” Assim falando, ele contou uma história do passado.

------------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era o filho da rainha e cresceu e foi educado em Takkasilā ( Taxila ), e com a morte de seu pai tornou-se rei e legislou retamente. Bem, naqueles dias o Rei de Kosala veio com um grande exército contra o de Benares e matou o rei e pegou sua rainha para ser sua própria esposa.

Quando o rei foi morto, seu filho escapou pelo esgoto. Depois reuniu um exército poderoso e veio para Benares. Acampando do lado, enviou mensagem ao rei para ou devolver o reino ou dar batalha. Mas a mãe do jovem príncipe, escutando isto, enviou uma mensagem para seu filho, dizendo, “Não há necessidade de fazer guerra. Que todas as vias de acesso a cidade por todos os lados sejam barradas, até que a falta de lenha, água e comida esgote o povo. Então a cidade cairá em suas mãos sem nenhuma luta.” Seguindo o conselho de sua mãe, o príncipe por sete dias cercou a cidade com bloqueio tão intenso que os cidadãos no sétimo dia cortaram a cabeça do rei e trouxeram-na ao príncipe. Então ele entrou na cidade e se fez rei, e quando sua vida terminou ele passou sendo tratado de acordo com seus méritos.

--------------------------

O resultado e a conseqüência de seus atos em bloquear a cidade por aqueles sete dias foi morar sete anos no útero e sete dias no parto. Mas, na medida que caiu aos pés de Buddha Padumuttara e rezou com muitos presentes para que a coroa da Arahat(idade) pudesse ser sua ; e, na medida que, nos dias de Buddha Vipassi, ofereceu a mesma reza, ele e seu povo, com presentes de grande preço; - daí, por seu mérito, ele ganhou a coroa da Arahat(idade). E porque Suppavāsā enviou mensagem indicando seu filho tomar a cidade com um bloqueio, foi destinada a sete anos de gravidez e a sete dias de trabalho de parto.

Sua história terminada, o Mestre, como Buddha, repetiu estes versos:-

Na aparência de alegrias e bênçãos, vem dor
E problemas, que dominam coração preguiçoso.

E quando ensinou esta lição, o Mestre identificou o Jātaka dizendo, “Sivali era o príncipe que naqueles dias bloqueou a cidade, e tornou-se rei; Suppavāsā era a mãe dele, e eu seu pai, o rei de Benares.”





Nenhum comentário: