quinta-feira, 15 de maio de 2008

106 Buddha Brahmin e seu filho


106
Feliz era minha vida...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana sobre a tentação por uma mulher gorda. O incidente será narrado no Jātaka 477, // também aos 348 e 435.

Perguntando ao Irmão, o Mestre escutou que era verdade que ele estava apaixonado e apaixonado pela garota gorda. “Irmão,” disse o Mestre, “ela faz você se extraviar. Também em dias idos, ela te fez errar e o sábio e bom daqueles dias que restaurou você à felicidade.” Assim dizendo, ele contou esta história do passado.

--------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), as coisas se passaram como será contado no Jātaka 477. Nesta ocasião o Bodhisatva à tarde veio com frutas para o eremitério, e, abrindo a porta, disse a seu filho, “Todo dia você traz lenha e alimento, e acende o fogo. Por quê não fizesses nenhuma destas coisas ho-je mas estais sentado triste e choroso ?”

Pai,” disse o jovem, “enquanto estavas fora catando frutos, veio aqui uma mulher que tentou me seduzir com agrados e carinhos. Mas não podia ir com ela sem a sua licença, e então a deixei sentada me esperando. E agora meu desejo é de partir.”

Entendendo que o jovem estava muito apaixonado para ser capaz de desistir dela, o Bodhisatva mandou ele ir, dizendo “Quando porém ela quiser carne ou peixe ou ghee ou sal ou arroz ou qualquer outra coisa para comer, e mandar você correndo para cá e para lá atrás das vontades dela, lembre-se então deste eremitério e fuja de volta para mim.”

O outro então foi com a mulher para os lugares das pessoas; e quando chegou na casa dela, ela o fez sair para buscar cada uma de todas as coisas que ela queria.

Sou apenas escravo dela assim,” ele pensou, e prontamente correu de volta para seu pai, e o saudando, ficou de pé e repetiu esta estrofe:-

Feliz era a minha vida, até aquela cruel
- chamada esposa, trabalhoso cântaro cansativo -
Me colocar a rodar as vontades dos seus caprichos.

E o Bodhisatva elogiou o jovem, e o exortou à gentileza e perdão, estabelecendo as quatro formas de retos sentimentos em relação às pessoas e os modos de assegurar Insight. Não muito tempo o jovem ganhou Conhecimentos e Consecuções, e obteve sentimentos retos em relação às criaturas companheiras, e com seu pai re-nasceu no Reino de Brahma.

---------------------

Sua lição terminada, e as Quatro Verdades pregadas (no final das quais aquele Irmão entrou no Primeiro Caminho) o Mestre identificou o Jātaka dizendo, “A garota gorda de ho-je era também a garota gorda daqueles dias ; este jovem Irmão era o filho ; e eu o pai naqueles dias.”

[ Mahabharata, Vana parva, rastros de mulher. Rishyashringa é este filho monge roubado pela mulher para o rei : cujo pai, Kasyapa, vendo rastros de mulher junto ao lago, logo entende e assim que chega em casa, encontra o filho prostrado e largado. O rei assim faz para provocar chuva pois o reino era castigado com seca. Como um Graal que recupera a ‘Terra Gasta’ ao falar Perceval com o Rei Pescador, o monge, filho, Rishashringa, traz a chuva para o reino e uma descendência pois casa com a princesa (que não é a mesma que o seduziu pois esta era profissional da sedução - dançarina, cantora, jogadora de bola, atriz ) e depois volta para o pai, que era bravo. A ocorrência de várias contas, versões, desta mesma história, aqui nos Jatakas, mostra a importância dela. ]



Nenhum comentário: