quarta-feira, 28 de maio de 2008

117 Buddha e Kokalika


117
Como morreu a perdiz...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana, sobre Kokālika, cuja história se encontra no Jātaka 481 [ ele era cismático com Devadatra ].
Disse o Mestre, “Como agora, Irmãos, do mesmo jeito em dias idos, a língua de Kokālika foi a destruição dele.”

Assim falando, ele contou esta história do passado.

-------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ) o Bodhisatva nasceu brahmin do país do Norte. Quando cresceu, recebeu completa educação em Takkasilā ( Taxila ), e, renunciando Luxúrias, desistiu do mundo para se tornar eremita. Ele ganhou os Cinco Conhecimentos e as Oito Consecuções, e todos os reclusos dos Himālaias somando quinhentos reuniram-se e o seguiam como seu mestre.

Naqueles dias havia um asceta sofrendo de hepatite que cortava lenha com um machado. E um Irmão tagarela veio e sentou do lado dele, e resolveu orientar o trabalho mandando cortar aqui e ali até que o asceta com hepatite perdeu a paciência. E com raiva gritou, “Quem é você para me dizer como cortar a lenha ?” e levantando seu machado afiado derrubou o outro morto no chão com um único golpe. E o Bodhisatva enterrou o corpo.

Bem, num cupinzeiro próximo do eremitério morava uma perdiz que cedo e tarde estava sempre piando no topo. Reconhecendo a nota de uma perdiz, um desportista matou o pássaro e o levou com ele. Sentindo falta do piar do pássaro, o Bodhisatva perguntou aos eremitas por quê não escutavam mais a perdiz vizinha. Então contaram a ele o que acontecera, e ele relacionou os dois eventos em uma estrofe:-

Como morreu a perdiz por sua nota glamorosa
Assim tagarelar e falar levou o tolo a morrer.

Desenvolvendo em si os quatro Estados Perfeitos, o Bodhisatva então tornou-se destinado a renascer no Reino de Brahma.

-------------------

Disse o Mestre, “Irmãos, como agora, do mesmo jeito em dias idos a língua de Kokālika foi a causa de sua destruição.” E no final da sua lição ele identificou o Jātaka dizendo, “Kokālika era o asceta intrometido daqueles dias, meus seguidores o bando de eremitas, e eu mesmo seu mestre.”




Nenhum comentário: