segunda-feira, 19 de maio de 2008

108 sobre correta observância


108
Aprenda logo...etc.- Esta história foi contada pelo Mestre, enquanto ele residia na Câmara Oitanada do Grande Bosque perto de Vesāli, sobre um Licchavi, pio príncipe que abraçou a Verdade. Ele convidou a Irmandade, com o Buddha à sua cabeça, à sua casa, e lá mostrou grande bondade para com eles. Bem, sua esposa era uma mulher muito gorda, de aparência inchada, ela estava mal vestida.

Agradecendo o Rei por sua hospitalidade, o Mestre retornou ao mosteiro e, após discurso aos Irmãos, retirou-se para o quarto perfumado.

Reunidos no Salão da Verdade, os Irmãos expressaram a surpresa de que um homem como este príncipe Licchavi pudesse ter uma esposa tal, gorda e mal vestida e ainda gostar tanto dela. Entrando no Salão e escutando o quê discutiam, o Mestre disse, “Irmãos, como agora em tempos anteriores ele gostava de uma mulher gorda.” Então, com o pedido deles, ele contou esta história do passado.

------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era um dos seus cortesãos. E uma mulher do campo gorda e mal vestida, assalariada, passava perto do jardim do palácio, quando ficou por demais apertada. Abaixando-se com sua roupa decentemente espalhada ao redor, fez sua necessidade e levantou-se novamente em um instante.

Aconteceu do Rei estar olhando para fora para o jardim através de um janela naquele momento e ver tudo. Ele pensou, “Uma mulher que pode lidar com isto com tanta decência, goza de boa saúde. Ela certamente é limpa em casa; e um filho nato em casa limpa crescerá com certeza limpo e virtuoso. Farei dela minha rainha.” E conformemente o Rei, primeiro assegurando-se que ela não era de nenhum outro, mandou chamá-la e fez dela sua rainha. E ela se tornou muito próxima e querida (near and dear) dele. Não muito tempo depois nasceu um filho, e este filho tornou-se Monarca Universal.

Observando o êxito dela, o Bodhisatva tomou a ocasião para dizer ao Rei, “Senhor, por quê não se deve ter cuidado devidamente no preenchimento das observâncias corretas, quando esta mulher excelente, com modéstia e decência ao fazer necessidades, ganhou os favores de sua majestade e elevou-se a tal fortuna ?”

Aprenda logo, que existe o Povo, apesar de voluntarioso ;
O rústico agrada o Rei por sua modéstia.

Assim o Grande Ser recomendou as virtudes daqueles que dedicam-se ao estudo das corretas observâncias.

------------------------

Esta história terminada, o Mestre identificou o Jātaka dizendo, “O marido e a esposa de ho-je eram também o marido e a esposa daqueles dias, e eu o sábio cortesão.”





Nenhum comentário: