sexta-feira, 30 de maio de 2008

119 Buddha Brahmin


119
Os pais não ensinaram...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana sobre um Irmão que era barulhento em horas erradas. É dito que veio de boa família de Sāvatthi e que desistiu do mundo pela Verdade mas por ter negligenciado seus deveres e desprezado instrução. Não levava as horas em conta para os ofícios seja no ministério seja no recitar dos textos. Por toda as três vigílias da noite assim como nas horas de despertar não ficava quieto; - de modo que os outros Irmãos não conseguiam dormir nada. Conformemente, os Irmãos no Salão da Verdade censuravam sua conduta. Entrando no Salão e escutando o que discutiam depois de questionar o quê, o Mestre disse, “Irmãos, como agora também em tempos passados, este Irmão foi barulhento fora da hora, e por sua conduta destemperada foi estrangulado.” Assim dizendo ele contou esta história do passado.

-------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu numa família brahmin do norte e quando cresceu aprendeu todos os conhecimentos e tornou-se professor de larga fama com quinhentos jovens brahmins estudando com ele. Bem estes jovens brahmins tinham um galo que cantava em tempo e os levantavam para seus estudos. E este galo morreu. Então procuraram por um outro e um destes jovens que catava lenha no bosque do cemitério viu lá um galo e o trouxe para casa e o manteve numa gaiola. Mas, como este segundo galo foi alimentado no cemitério não tinha conhecimento das estações e das horas e costumava cantar ao acaso, - à meia noite como aurora. Levantados pelo cantar à meia noite os jovens brahmins seguiram a estudar ; aurora estavam cansados e não podiam por causa do sono manter atenção na matéria ; e quando ele saiu a cantar em dia aberto não tiveram chance de quietos repetirem a lição. E como foi o cantar do galo que ambos, à meia noite e de dia, que paralisou o trabalho , eles pegaram o pássaro e torceram o pescoço dele.

 Eles então falaram ao professor que mataram o galo que cantava dentro e fora da hora.

Disse o professor para edificá-los, “Foi seu mal crescimento que trouxe o fim para este galo.” Assim falando ele pronunciou esta estrofe:-

Os pais não ensinaram, nem professores, a este pássaro :
Ambos, dentro e fora da hora ele escutava.

Tal foi o ensino do Bodhisatva no assunto; e quando já vivera seu tempo fadado na terra, ele passou sendo tratado de acordo com seus méritos.

---------------------

Sua lição terminada o Mestre identificou o Jātaka como segue, - “Este Irmão era o galo daqueles dias que não sabia quando não cantar ; meus discípulos eram os jovens brahmins; e eu o professor deles.”



Nenhum comentário: