terça-feira, 13 de maio de 2008

103 Buddha Mercador.


103 
Se sábio, não te retardarás...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre em Jetavana sobre Anātha-pindika. Pois escutamos que Anātha-pindika voltava da vila que era chefe, quando viu ladrões na estrada. “Não devo retardar-me no caminho,” pensou ele; “devo apressar-me para Sāvatthi.” E então incitou os bois a correrem e chegou a salvo em Sāvatthi. Dia seguinte foi para o mosteiro e contou ao Mestre o quê tinha acontecido com ele. “Senhor,” disse o Mestre, “em tempos outros também o sábio e bom espreitou ladrões na estrada e correu sem demora para sua casa.” Então com o pedido do mercador ele contou esta história do passado.

-------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era um rico mercador, que fora a uma vila coletar impostos e voltava para casa quando viu ladrões na estrada. Logo incitou os bois a correrem e alcançarem a casa a salvo. E enquanto sentava no seu sofá de estado após rico repasto, exclamou, “Escapei das mãos dos ladrões e cheguei na minha casa, onde medo não mora.” E no seu pensar pronunciou esta estrofe:-

Se sábio, não te retardarás entre inimigos;
Uma noite ou duas com tais, traz misérias.

Assim, da plenitude do seu coração, falou o Bodhisatva, e após uma vida em caridade e outras obras boas ele passou sendo tratado de acordo com seus méritos.

------------------------

Sua história terminada, o Mestre identificou o Jātaka dizendo, “Eu era o mercador de Benares daqueles dias.”



Nenhum comentário: