quinta-feira, 25 de setembro de 2008

198 Buddha Papagaio


-->



198
Cheguei meu filho...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto vivia em Jetavana, sobre um irmão que era relapso.

Escutamos que o Mestre perguntou a ele se era realmente relapso ; e ele respondeu, sim eu sou. Sendo questionado por qual razão, disse, “Porquê minhas paixões brotaram ao ver uma mulher bem vestida.” Falou o Mestre então, “Irmão, não há como vigiar mulher. Em dias idos, vigias foram colocados guardando as portas e mesmo assim não conseguiram mantê-las guardadas ; mesmo quando consegues pegá-las, não consegues mantê-las.” E ele contou um conto do mundo antigo.

-------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva veio ao mundo como um jovem papagaio. Seu nome era Rādha e seu irmão mais novo chamava-se Potthapāda. Quando ainda eram bem jovens, ambos foram pegos por um caçador e entregues a um brahmin de Benares. O brahmin cuidou deles como se fossem suas crianças. Mas a esposa do brahmin era uma mulher depravada ; não havia como vigiá-la.

O marido tinha que sair à negócios e falou assim a seus jovens papagaios. “Meus pequenos, estou saindo a negócios. Mantenham vigilância sobre a mãe de vocês em todo tempo ; observem se algum homem visita ela ou não.” Então saiu ele assim, deixando os jovens papagaios encarregados de sua esposa.

Logo que ele se foi, a mulher começou a errar ; dia e noite os visitantes vinham e iam – não havia fim neles. Potthapada, observando isto, disse a Radha - “Nosso pai deixou-nos encarregado desta mulher e aí está ela fazendo o que é errado. Falarei com ela.”
Não,” disse Radha. Mas o outro não escutou. “Mãe,” disse ele, “por quê pecas ?”

Como desejava matá-lo ! Mas fingindo que queria afagá-lo, chamou-o até ela.

Pequenino, tu és meu filho ! Nunca mais farei isto ! Venha aqui então querido !” Ele veio, com ela falando assim ; ela então o segurou gritando,
O quê ! Você me ensinar ! Não conheces teus limites !” e ela torceu o pescoço dele e o atirou dentro do fogão.

O brahmin retornou. Quando sentou perguntou ao Bodhisatva: “Bem, e aí meu caro, e sua mãe – ela errou ou não ?” e enquanto fazia a pergunta, ele repetiu a primeira estrofe:-

Cheguei meu filho, terminada a jornada e agora estou em casa de novo :
Venha, diga-me ; é tua mãe sincera ? Ela fez amor com outros homens ?

Radha respondeu, “Caro pai, o sábio não fala de coisas que bençãos não trazem, tenham elas acontecido ou não” ; e explicou isto repetindo a segunda estrofe:

Pois pelo que disse, ele agora jaz morto, queimado debaixo daquelas cinzas :
Não é bom falar a verdade, para não partilhar do destino de Potthapada.

Assim o Bodhisatva discursou para o brahmin ; e continuou - “Este também não é lugar para eu viver” ; e dando adeus ao brahmin, ele voou para a floresta.

----------------------

Quando o Mestre terminou este discurso, ele declarou as Verdades e identificou o Jataka: - nas conclusões das Verdades o Irmão relapso alcançou o Fruto do Primeiro Caminho:- “Ānanda era Potthapada e eu mesmo era Rādha.”



Nenhum comentário: