quarta-feira, 17 de setembro de 2008

192 Osadha e Amara (cont.)


-->


  ( Imagem de Mah'Osadha e seus quatro amigos, pintura de Ajanta, Índia ) 

192
Pode uma mulher ser bela...etc.” - História de Maha Osadha e Amara (cont.)

Bem, um rapaz vivendo em Mithilā veio à Takkasila ( Taxila ) e estudou com um famoso professor e logo completou sua educação ; após então diligente estudo, pedindo licença propôs ao professor que deixasse ele ir. Mas na família deste professor havia um costume que se houvesse uma jovem madura para o casamento, ela devia ser dada ao pupilo mais velho. Este professor tinha uma filha linda como ninfa divina, de modo que ele disse, “Meu filho, darei a você minha filha e deves levá-la contigo.” Bem, este rapaz era desafortunado e infeliz mas a garota era de muita sorte. Quando ele a viu nem ligou para ela ; mas apesar de ser assim, ele concordou, sem querer contradizer as palavras do professor e o brahmin casou sua filha com ele. Veio a noite, quando ele deitou na cama preparada ; assim que ela entrou na cama ele saiu reclamando e deitou no chão. Ela sai também e deita do lado dele, ele então levanta e vai para a cama novamente ; quando ela vem para a cama novamente, ele sai – pois má sorte não casa com boa sorte. Assim a garota ficou na cama e ele ficou no chão.

 Deste jeito passaram sete dias. Então ele pediu licença ao seu professor e partiu levando ela com ele. Na estrada não houve nem algo que pudéssemos chamar de conversa entre os dois. Ambos infelizes chegaram a Mithilā. Não longe da cidade, Pinguttara viu uma figueira coberta de frutos e estando faminto, ele sobe n'árvore e come alguns figos. A garota estando também faminta, vem para o pé da árvore e grita - “Me joga alguns frutos também.” “O quê!” diz ele, “não tens mãos e pés ? Suba e pegue você mesma.” Ela trepou também e comeu. Assim que ele viu que ela subira, ele rapidamente desce, e amontoa espinhos ao redor d' árvore e sai fora dizendo para si mesmo - “Finalmente me livrei da miserável mulher.” Ela não podia descer e permaneceu sentada onde estava. Bem, o rei que divertira-se na floresta, voltava para cidade no seu elefante à tardinha, quando a viu e ficou apaixonado; ele então manda que perguntem a ela se tem esposo ou não. Ela responde, “Sim, tenho um marido com quem minha família me casou ; mas ele foi embora e me deixou aqui sozinha.” O cortesão contou esta história ao rei, que disse, “Tesouros perdidos pertencem à Coroa.” Ela foi retirada de cima e colocada no elefante e transportada para o palácio, onde foi espargida, borrifada, com água consagrada, como rainha. Cara e querida ( dear & darling ) ela era para ele ; e o nome Udumbara ou Rainha Figueira foi dado a ela posto que ele primeiro a vira no figueira.

Um dia depois disto tudo, aqueles que viviam perto do portão da cidade, tinham que limpar o caminho para o rei passar, quando ia fazer esporte no parque ; e Pinguttara, que precisava ganhar a vida, arregaçou suas roupas e passou a trabalhar limpando a estrada com uma enxada. Antes que limpa estivesse a estrada, veio a rei com a Rainha Udumbara em uma carruagem ; e a rainha vendo o desgraçado lá limpando a estrada, não pode conter o seu triunfo e sorriu ao ver lá o infeliz. O rei ficou irado ao vê-la sorrir e perguntou a ela por quê tal fizera. “Meu senhor,” ela disse, “aquele faxineiro de estrada é meu antigo marido que me fez trepar na figueira e depois empilhou espinhos ao redor e me deixou lá ; quando o vi não pude deixar de me sentir triunfante com minha boa sorte, e sorri ao ver o desgraçado lá.” O rei disse, “Mentes, sorris para outro e eu vou te matar !” E ele tirou a espada. Ela ficou assustada e disse, “Senhor, prego, pergunte a seus conselheiros !” O rei perguntou a Senaka se ele acreditava nela. “Não, meu senhor, não acredito,” disse Senaka, “pois quem deixaria tal mulher se uma vez a tivesse ?” Quando ela escutou isto ficou mais assustada ainda. Mas o rei pensou, “O quê Senaka sabe sobre isto ? Vou perguntar ao sábio” ; e ele perguntou-o recitando esta estrofe:

Pode uma mulher ser bela e virtuosa e um homem não desejá-la – acreditas nisto Mah'Osadha ?

O sábio respondeu:

Ó rei, acredito nisto : o homem seria um desgraçado infeliz ; boa sorte e má sorte não vão casar nunca.

Estas palavras apaziguaram a ira do rei e seu coração acalmou e muito agraciado ele disse, “Ó homem sábio ! Se não estivesses aqui, eu teria acreditado nas palavras do tolo Senaka e teria perdido minha preciosa mulher : salvaste minha rainha.” Ele recompensou o sábio com mil peças de dinheiro. A rainha então disse ao rei respeituosamente, “Senhor, foi por causa deste sábio homem que minha vida foi salva ; conceda-me um pedido de poder tratá-lo como meu irmão mais novo.” “Sim, minha rainha, aceito, o pedido está dado.” “Então, meu senhor, a partir de hoje não comerei comidas finas sem meu irmão, a partir de hoje em estação propícia ou fora dela, minha porta deve ser aberta para enviar comida gostosa para ele – esta dádiva desejo.” “Podes ter este desejo também, minha senhora,” adicionou o rei.

(cont. no 364)




Nenhum comentário: