quinta-feira, 25 de setembro de 2008

197 Buddha Eremita


-->


197
Ele não ri...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto morava em Sāvatthi, sobre um certo Irmão.

Este Irmão pegou um pedaço de pano, que o professor depositara à ele, considerando-se íntimo o suficiente para achar que o professor não se zangaria. Fez então um saco de sapatos e partiu. Quando o professor perguntou por quê pegara o pano, ele respondeu que se sentiu à vontade para pegar e que ele não se zangaria. O professor fica irado e se levanta, atingindo-o com um soco. “Que intimidade existe entre eu e você ?” ele perguntou.
Este incidente ficou conhecido por toda a Irmandade. Um dia os irmãos estavam todos juntos conversando sobre isto no Salão da Verdade. “Amigo, o jovem Irmão tal e tal sentiu-se tão íntimo de seu professor que pegou dele um pedaço de pano e fez um saco de sapatos. O professor então perguntou que intimidade havia entre os dois e irando-se, salta e dá um soco nele. “ O Mestre chega e pergunta sobre o quê conversavam enquanto lá sentados estavam. Eles falam. Então ele diz, “Esta não é a primeira vez, Irmãos, que este homem quebra a confiança de seu companheiro. Ele fez o mesmo antes.” E então contou um conto do mundo antigo.

----------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu filho de um brahmin do reino de Kāsi. Quando se tornou adulto, renunciou ao mundo ; fez com que surgisse em si as Faculdades e as Consecuções Sobrenaturais e fixou residência nos Himalaias com um bando de discípulos. Um do bando de ascetas desobedeceu as ordens do Bodhisatva e cuidava de um jovem elefante que perdera a mãe. Esta criatura com o tempo ficou grande e então matou seu dono e fugiu para a floresta. Os ascetas fizeram as exéquias dele ; e então aproximaram-se do Bodhisatva e fizeram a ele esta pergunta.
Senhor, como conhecermos se alguém é amigo ou inimigo ?”
Respondeu o Bodhisatva com as estrofes seguintes:-

Ele não ri quando o vê, não cumprimenta,
Não vira os olhos na direção e só fala Não.

Estas as marcas e sinais pelos quais vês teu inimigo :
Estes se o sábio vê e escuta, ele sabe seu inimigo.

Com estas palavras o Bodhisatva declarou as marcas da amizade e da inimizade. Daí em diante cultivou as Excelências e entrou no céu de Brahma.

--------------------

Quando o Mestre terminou este discurso, ele identificou o Jataka:- “O Irmão em questão era o mesmo que cuidava do elefante de estimação, seu professor era o elefante, os seguidores do Buddha eram o bando de eremitas e eu mesmo o chefe deles.”





Nenhum comentário: