quarta-feira, 10 de setembro de 2008

188 Buddha Leão


-->



188
Presas de leão, garras de leão ...etc.” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre Kokalika. Eles dizem que Kokalika um dia escutando alguns Irmãos sábios pregando, desejou pregar ele também ; todo o resto como nas circunstâncias dadas no conto anterior, Jataka 178 e 189 também ( n. do tr.: Kokalika é freqüentemente aludido deste jeito ; Jatakas 117, 481. Há uma história no Kullavagga I, 18, 3, girando ao redor do mesmo ponto ; uma galinha tem um pinto de um corvo e quando ele vai cantar cocoricó ele grasna, e vice versa [ Addendum a nota do tradutor : Esopo Budhista tanto neste Jataka 188 quanto no 189 cerze-se à antiga tradição: ele faz o gaio, tipo bem te vi, querer ser corvo e ser pombo respectivamente nos números 161 e 163 de suas fábulas ; nos seus números 267 e 279 fala do burro com pele de leão conforme o nosso aqui Jataka 189. Esopo eleva-se a Buddhista, numa Sangha singular, grega arcaica. Afinal, apesar de s. Paulo, não são as fábulas assim tão tolas ] ) . Desta vez novamente o Mestre escutando disse, “Não apenas desta vez Kokalika mostrou-se o quanto valia por meio de sua voz mesmo ; a mesma coisa aconteceu antes.” E ele contou uma história.

----------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era um Leão nas montanhas do Himalaia e ele tinha um filhote com uma chacal fêmea que casou com ele. O filhote era como seu pai nos dedos, presas, juba, cor, figura – todas estas características ; mas na voz era como sua mãe.

Um dia, depois de um banho de chuva, todos os Leões pulavam e rugiam juntos ; o filhote pensa que gostaria de rugir também e latiu como um chacal. Escutando aquilo todos os Leões caíram em silêncio ao mesmo tempo ! Outro filhote do mesmo pai, irmão mesmo deste um, escutou o som e disse, “Pai, aquele leão lá é como nós na cor e em tudo exceto na voz. Quem é ele ?” e perguntando a pergunta repetiu a primeira estrofe :-

Presas de leão, garras de leão,
Patas de leão para ficar de pé ;
Mas a barriga deste um
Soa não como de filho de leão !

Em resposta o Bodhisatva disse, “É seu irmão, filhote da Chacal fêmea ; parece comigo mas a voz é como a de sua mãe.” Deu então uma palavra de conselho ao outro filhote - “Meu caro filho, enquanto viveres aqui mantenha a língua quieta na cabeça. Se soltares a língua novamente descobrirão que és um Chacal.” Para enviar o conselho repetiu a segunda estrofe :-

Todos verão de que espécie tu és
Se latires como antes ;
Portanto não tentes mas fiques quieto :
Seu rugir não é de leão.

Após este conselho a criatura nem mesmo nunca tentou rugir.

--------------------------

Quando o Mestre terminou este discurso, ele identificou o Jataka :- “Naqueles dias Kokalika era o Chacal, Rahula era o filhote irmão e o rei das bestas era eu mesmo.”





Nenhum comentário: