segunda-feira, 15 de setembro de 2008

191 Buddha rei de Benares





191
Mesmo corda de arco rompida etc ...” - Esta história o Mestre contou quando morava em Jetavana, sobre tentação que surge de uma antiga esposa. As circunstâncias serão explanadas no Jataka 423, Indriya Jataka. Então o Mestre disse a este Irmão, “Esta mulher te machuca. Em dias idos também, ela te envergonhou diante do rei e de toda corte e te deu boa razão de deixar tua casa.” E ele contou um conto antigo.

---------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu da rainha dele. Cresceu em idade e o pai dele morreu ; tornou-se então rei e legislou em retidão.
O Bodhisatva tinha um capelão chamado Ruhaka e este Ruhaka tinha uma velha mulher brahmin como esposa.

O rei deu ao brahmin um cavalo equipado com todos os arreios e ele montou no cavalo e foi esperar diante do rei. Enquanto cavalgava montado no seu cavalo de rico arreio, o povo dos dois lados, alto louvava: “Vejam que cavalo excelente!” gritavam ; “que beleza !”

Quando ele voltou para casa, entrando em sua mansão, contou a sua esposa. “Boa esposa,” disse ele, “nosso cavalo está desfilando bonito! À direita e à esquerda o povo todo fala em louvor dele.”

Bem, a esposa não era melhor do que devia ser e era cheia de engano ; de modo que respondeu assim.

Ah, marido, tu não sabes onde está a beleza deste cavalo. Está tudo em seus arreios ricos. Agora, se você ficar elegante que nem o cavalo, colocando seus ricos arreios em você mesmo e fosse pela rua, empinando-se em desfile 'horse-fashion' , verias o rei e ele te louvaria e todo o povo iria te elogiar.”

Este tolo brahmin escutou tudo sem dar conta da intenção dela. De modo que acreditou e fez como ela disse. Todos que o viam riam alto : “Lá vai um excelente professor !” diziam eles todos. E o rei escandalizou-se com ele. “Por quê, meu Professor,” disse ele, “sua bile está desregulada ? Estais doido ?” Com isto o brahmin pensa que deve estar se comportando errado e fica envergonhado. Ficou irado com a esposa e voltou correndo para casa, dizendo para si mesmo, “A mulher me envergonhou diante do rei e de todo o seu exército : vou castigá-la e expulsá-la de casa !”

Mas a hábil mulher descobriu que ele vinha irado para casa ; ela roubou um passo dele e partiu por uma porta lateral e seguiu caminho para o palácio onde permaneceu por quatro ou cinco dias. Quando o rei soube disto, mandou chamar o capelão e disse a ele, “Meu Professor, toda mulher é cheia de falta ; deves perdoar esta senhora ;” e com a intenção de fazê-lo perdoar, pronunciou a primeira estrofe:-

Mesmo corda de arco rompida pode ser emendada e interada :
Perdoe sua esposa , não alimente raiva em sua alma.

Escutando isto, Ruhaka pronunciou a segunda:-

Enquanto há casca de árvore e trabalhadores também
É fácil comprar corda de arco nova.
Vou procurar outra esposa ;
Desta já tive o suficiente, com certeza.

Assim falando, ela segue seu caminho e ele toma outra esposa brahmin.

-----------------------

O mestre, após terminar o discurso, declarou as Verdades e identificou o Jataka:- às conclusões das Verdades o Irmão tentado foi estabelecido no fruto do Primeiro Caminho : “Naquela ocasião a esposa antiga era a mesma, Ruhaka era o irmão tentado e eu mesmo o rei de Benares.”



Nenhum comentário: