segunda-feira, 1 de setembro de 2008

180 Buddha Asceta



   ( Pintura de Ajanta vihara buddhista construída por Arhat Acharya, Índia )

180
É difícil fazer como as pessoas boas fazem...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto em Jetavana, sobre ofertas dadas juntos. Dois amigos em Savatthi, jovens de boa posição, fizeram uma coleta, provendo todos os requisitos necessários ao Buddha e seus seguidores. Os dois convidaram a todos, providenciando ofertas durante sete dias, e no sétimo já tinham ofertados todos os requisitos. O mais velho destes saudou o Mestre e disse, sentando ao lado dele, “Senhor, entre os doadores alguns dão bastante e outros apenas um pouco ; mas que o conjunto produza fruto em abundância para todos igualmente.” Então fez a oferta. A resposta do Mestre foi : “Em dar estas coisas ao Buddha e seus seguidores, vocês, meus amigos leigos, fazem um grande gesto. Em dias idos, sábios do mesmo jeito ofertaram bondosamente e assim ofereceram presentes.” E com o pedido deles, ele contou uma história.

--------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu em uma família brahmin de Kāsi. Quando cresceu, educou-se inteiramente em Takkasila ( Taxila ) ; após o quê renunciou ao mundo e tomou vida religiosa e com um bando de discípulos foi viver no Himalaia. Lá ele viveu bastante tempo.

Uma vez em necessidade de buscar sal e temperos, saiu em peregrinação pelo campo no curso da qual chega em Benares. Lá se estabelece no jardim do rei ; e na manhã seguinte ele e sua companhia saem em coleta de oferta numa vila do lado de fora dos portões. O povo todo ficou feliz em dar ofertas a eles. Eles se reuniram e fizeram uma coleção da coleta ; e forneceram muito para o bando de anchoritas. Após àpresentação, o representante ofereceu seu presente com as mesmas palavras que as de cima. O Bodhisatva respondeu, “Amigo, onde há fé, nenhum presente é pequeno.” E ele retorna agradecido nos versos seguintes:

É difícil fazer como as pessoas boas fazem, dar como elas podem dar,
Pessoas más dificilmente podem imitar a vida que pessoas boas vivem.

E assim, quando bem e mal, vão, passando para fora da terra,
O mal nasce no ínfero abaixo, no céu nasce o bem.

Este foi seu agradecimento. Ele ainda permaneceu no lugar por quatro meses das chuvas e então retornou para o Himalaia ; onde praticou todos os modos de meditação santa e sem uma única interrupção continuou nela até unir-se às hostes celestes.

---------------------------

Quando este discurso chegou ao fim o Mestre identificou o Jataka : “Naquele tempo,” disse ele, “a companhia de Buddha era o corpo de ascetas e eu mesmo era seu líder.”





Nenhum comentário: