sexta-feira, 22 de agosto de 2008

171 Buddha Mercador



           ( Pintura de teto de Ajanta, Índia )

171
Ó rei, quando o povo nos chama...etc.” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre uma sogra surda.

É dito que havia um escudeiro em Savatthi, um dos fiéis, verdadeiro crente, que refugiara-se nos Três Refúgios, dotado com as Cinco Virtudes. Um dia ele partiu para escutar o Mestre em Jetavana carregando bastante ghee e temperos de todo tipo, flores, perfumes, etc. Na mesma hora, sua sogra partiu para visitar sua filha, e trouxe de presente comida sólida e mingau. Ela escutava com dificuldade.

Após o jantar – sentindo um pouco de sonolência depois de comer – ela disse, para manter-se acordada - “Bem, e seu marido vive feliz contigo ? Vocês vivem em boa harmonia ?” “Ora essa, mãe, que coisa para perguntar ! Você dificilmente encontrará um eremita santo que seja tão bom e virtuoso como ele !” A boa senhora não entendeu direito o quê sua filha disse, mas apanhou a palavra - “Eremita” e ela grita - “Ó querida, por quê seu marido virou eremita !” e fez um grande alvoroço. Todos que viviam na casa escutaram e gritaram, “Novidades – o escudeiro virou eremita !” O povo escutou o barulho e uma multidão se juntou na porta para descobrir do que se tratava. “O escudeiro que vive aqui virou eremita !” foi tudo que escutaram.

Nosso Escudeiro escutou ao sermão do Buddha e então deixou o mosteiro para voltar à cidade. No meio do caminho um homem encontrou com ele gritando - “Como, mestre, estão dizendo que viraste eremita, todos seus familiares e empregados estão gritando isto em casa !” Estes pensamentos então passaram pela cabeça dele. “As pessoas dizem que virei eremita quando não fiz nada disto. Uma fala feliz não deve ser negligenciada ; ho-je mesmo devo ser eremita.” Lá e então ( then & there ) ele girou e voltou para o Mestre. “Prestaste visita ao Buddha,” o Mestre disse, “e partiste. O quê te traz aqui de volta ?” O homem contou a ele tudo sobre, adicionando, “Uma fala feliz, Senhor, não deve ser negligenciada. Então aqui estou e desejoso de me tornar eremita.” Então ele recebeu as ordens menores e maiores e viveu uma boa vida ; e logo atingiu santidade.

A história foi ouvida na comunidade. Um dia estavam discutindo todos juntos no Salão da Verdade, deste jeito : “Digo, amigo, Escudeiro Tal e tal tomou ordens porque disse 'uma fala feliz nunca deve ser negligenciada,' e agora ele atingiu santidade !” O Mestre entrou e quis saber sobre o quê eles conversavam. Eles contaram a ele. Que disse, “Irmãos, sábios em dias há muito passados também entraram na Irmandade porque disseram que uma fala feliz nunca deve ser negligenciada;” e então ele contou a eles uma história dos velhos dias.

--------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva veio ao mundo como filho de um rico mercador ; e quando ele cresceu e seu pai morreu ele tomou o lugar do pai.

Uma vez ele foi prestar respeito ao rei : e sua sogra veio visitar a filha dela. Ela escutava mal e tudo acontece justo como aconteceu agora. O marido estava no seu caminho de volta aos respeitos prestados ao rei, quando encontrou com uma pessoa, que disse, “Falam que você tornou-se eremita e sua casa está um alvoroço só !” O Bodhisatva, pensando que falas felizes nunca devem ser negligenciadas, virou e voltou ao rei. O rei perguntou o que o trazia de volta. “Meu senhor,” ele disse, “todo meu povo está lamentando por mim, como me é dito, porque virei eremita, quando não fiz nada disto. Mas falas felizes não devem ser negligenciadas e serei eremita. Imploro sua permissão de tornar-me eremita !” E ele explicou as circunstâncias com os versos seguintes:

Ó rei, quando o povo nos chama pelo nome
De santo, devemos agir assim :
Não podemos vacilar ou falhar nisto;
Devemos tomar o jugo envergonhados mesmos.

Ó rei, este nome me foi outorgado :
Ho-je gritam quão santo devo ser :
Portanto viverei e morrerei como eremita ;
Não tenho gosto em folia e alegria.

Assim o Bodhisatva pediu licença ao rei para abraçar a vida religiosa. Então ele foi para o Himalaias e tornou-se um asceta e cultivou as Faculdades e Consecuções e por fim, dirigiu-se ao céu de Brahma.

-------------------------

O Mestre tendo terminado seu discurso, identificou o Jataka : “Ananda era o rei naqueles dias e eu mesmo era o rico mercador de Benares.”



Nenhum comentário: