quinta-feira, 14 de agosto de 2008

165 Buddha Asceta



   ( Taxila / Takkasila, Paquistão, centro espiritual antigo d'Ásia, e junto com Roma no séc. V destruída pelos hunos. Clique na imagem para vê-la ampliada ). 

165
Vivíparo, seu inimigo ovíparo...etc.” - Esta história o Mestre contou durante uma estadia em Jetavana, sobre dois oficiais que tiveram uma querela. As circunstâncias são as mesmas do Jataka 154. Aqui, como antes, o Mestre disse, “Esta não é a primeira vez, Irmãos, que estes dois nobres são reconciliados por mim ; em dias idos reconciliei-os do mesmo jeito.” Então ele contou uma velha estória.

-----------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu em uma certa vila como alguém de uma família brahmin. Quando chegou à idade, foi educado em Takkasila ( Taxila ) ; então, renunciando o mundo tornou-se um recluso, cultivou as Faculdades e as Consecuções e morava na região do Himalaia, vivendo de raízes e frutos selvagens que catava em suas idas e vindas.

Na extremidade do seu caminho de claustro vivia uma Ariranha num cupinzeiro ; e não distante, uma Cobra vivia num oco de árvore. Estes dois, Cobra e Ariranha, estavam sempre discutindo. O Bodhisatva prega a eles a miséria que é querelas e a benção que é a paz e reconcilia os dois, falando, “Vocês devem parar de discutir e viverem juntos concordes.”

Quando a Cobra estava fora, a Ariranha na extremidade do caminho colocou sua cabeça para fora do buraco do cupinzeiro e com a boca aberta dorme, pesadamente expirando e inspirando. O Bodhisatva o viu dormindo lá, e perguntou a ele, “Pois de quê tens medo ?” repetindo a primeira estrofe:

Vivíparo, seu inimigo ovíparo amigo fiel se tornou :
Por quê dormir aí com os dentes todos a mostra? De que tens medo?

Pai,” disse a Ariranha, “nunca despreze um inimigo antigo mas sempre suspeite dele” : e falou a segunda estrofe:

Nunca despreze inimigo nem nunca confie em amigo :
Medo que brota de coisas não temíveis, desarraiga e acaba.

Não tema,” respondeu o Bodhisatva. “Persuadi a Cobra a não te ferir ; não mais desconfie dela.” Com este conselho, ele continuou cultivando as Quatro Excelências e colocou sua face em direção ao céu de Brahma. E os outros também passaram sendo tratados depois de acordo com seus atos.

-----------------------

Então esta lição terminada, o Mestre identificou o Jataka : “Os dois nobres eram àquele tempo Cobra e Ariranha, e eu mesmo era o asceta.”



Nenhum comentário: