sábado, 14 de junho de 2008

135 Buddha Brahma ( de novo )




                          ( Sankasia, Índia )

135
Quem sabiamente medita...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana sobre a interpretação do problema pelo Ancião Sariputra no portão de Samkassa.

--------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, [ novamente tudo acontece como nos Jatakas 99, 101 e 134 ] o Bodhisatva, enquanto expirava na cabana da floresta, respondeu às perguntas de seus discípulos com as palavras - “Luz da Lua e Luz do Sol.” Com estas palavras ele morreu e passou para o Reino Radiante.

Agora quando o discípulo chefe interpretava as palavras do Mestre seus seguidores não acreditaram nele. Então o Bodhisatva voltou e no meio doar recitou esta estrofe:-

Quem sabiamente medita no sol e na lua,
Ganhará (quando a Razão ao Ênstase
Der lugar) seu lote futuro nos Reinos Radiantes.

[ n. do tr.: Estes termos técnicos implicam que, tomando o Sol e a Lua como seus kammatthana ou objetos de meditação, um Buddhista, atingindo Jhana (ou Insight) em um segundo (i.e. supra-racional) grau, pode salvar-se de re-nascer em uma esfera mais baixa de existência que a Abhassaraloka ou Reino Radiante do mundo corporal de Brahma. ]

Tal foi o ensinamento do Bodhisatva, e, primeiro louvando seu discípulo, ele seguiu seu caminho de volta para o Reino de Brahma.

-------------------------

Sua lição terminada, o Mestre identificou o Jataka dizendo, “Sariputra era o discípulo chefe daqueles dias, e eu Maha-Brahma.”




Nenhum comentário: