sexta-feira, 13 de junho de 2008

133 Buddha Pássaro


133
Vejam ! Em tua fortaleza...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana, sobre um certo Irmão a quem pelo Mestre foi dado um tema para meditação e, indo para a fronteira, tomou residência na floresta perto de uma aldeia. Aí ele esperava ficar a estação das chuvas mas logo durante o primeiro mês sua cabana foi incendiada enquanto na vila ele colhia ofertas. Sentindo a falta do aconchego de seu telhado, contou aos amigos a desfortuna e eles logo começaram a construir para ele outra cabana. Mas a despeito das suas afirmações, três meses se passaram sem que ela fosse reconstruída. Não tendo telhado para abrigá-lo, o Irmão não teve sucesso em sua meditação. Nem mesmo a luz da aurora foi a ele concedida quando no final da estação das chuvas ele voltou à Jetavana e permaneceu respeitosamente de pé diante do Mestre. No desenrolar da conversa o Mestre perguntou se a meditação do Irmão teve sucesso. O Irmão então relatou tudo desde o começo o bem e o mal que com ele ocorreu. Disse o Mestre, “Em dias idos, mesmo bestas brutas puderam discernir entre o quê era bom e o quê era mal para elas e assim largar a tempo, antes que mostrassem-se perigosas, as moradias que as abrigavam em dias felizes. E se bestas foram assim inteligentes, como pudeste estar tão longe delas em sabedoria ?” Assim falando, ao pedido do Irmão, o Mestre contou esta história do passado. // Jataka 36. 

---------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu pássaro. Quando chegou na idade da discrição, boa fortuna o esperava e ele tornou-se rei dos pássaros, tomando residência com seus súditos em uma árvore gigante que estendia seus galhos folhosos por cima das águas de um lago. E todos estes pássaros, empoleirados nos galhos, deixavam cair seu cocô nas águas abaixo. Bem, este lago era o domicílio de Canda, o Rei Naga, que ficou irado com este sujar das águas e resolveu se vingar dos pássaros e queimá-los todos. Então uma noite quando estavam todos empoleirados nos galhos, começou a trabalhar e primeiro fez àgua do lago ferver, e depois fumaça surgir e em terceiro fez chamas se projetarem altas como folhas de palmeiras.

Vendo as chamas saírem das águas, o Bodhisatva gritou aos pássaros, “Água é usada para temperar fogo ; mas aí está água em chamas. Não há lugar para nós; procuremos casa em outro lugar.” Assim falando, pronunciou esta estrofe:-

Vejam ! Em vossa fortaleza está o inimigo,
E o fogo queima àgua ;
Assim de vossa árvore apressem-se em sair,
E que a confiança converta aos apreensivos.

E aí o Bodhisatva voou com tantos dos pássaros quantos os que nele seguiam seu conselho; mas os pássaros desobedientes, que atrás pararam, pereceram todos.

-------------------------------

Sua lição terminada o Mestre pregou as Quatro Verdades (no final das quais o Irmão ganhou Arahat(idade)) e identificou o Jataka dizendo, “Os pássaros leais e obedientes daqueles dias agora tornaram-se meus discípulos e eu mesmo era então o rei dos pássaros.”


 ( Fogo & água, garuda & naga, yang & yin ) 



Um comentário:

ze disse...
Este comentário foi removido pelo autor.