quinta-feira, 12 de junho de 2008

132 Buddha Príncipe ( final do 96 )



    ( Pintura de Ajanta, Índia ; derrota do exército de Mara ) 

132
Sábios conselhos considerando...etc.- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana sobre o Sutra relativo à Tentação pelas Filhas de Mara no curral de Cabritos da Árvore Banian. O Mestre fez cotejo do Sutra começando com as palavras de abertura-

Em toda sua deslumbrante beleza, elas vieram,
- Cobiça, Aversão e Lúxuria. Como algodões que caem
Diante do vento, o Mestre as fêz flutuar.

Após ele recitar o Sutra todo até o fim, os Irmãos reuniram-se no Salão da Verdade e falavam como as Filhas de Mara aproximaram-se em suas miríades de encantos e ainda assim falharam em seduzir O Todo-Iluminado. Pois ele nem mesmo abriu os olhos para vê-las, de tão maravilhoso qu'ele era ! Entrando no salão, o Mestre perguntou, e a ele foi dito, sobre o quê conversavam. “Irmãos,” disse ele, “não é nenhuma maravilha que não tenha  mesmo olhado as Filhas de Mara nesta vida quando afastei-me do mal e ganhei iluminação. Em dias idos quando ainda estava em busca da Sabedoria, quando o mal ainda em mim morava, encontrei forças para nem mesmo espreitar na amabilidade divina dando lugar a luxúria violando virtude ; e por esta continência ganhei um reino.” Assim falando ele contou esta história do passado.

-------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era o caçula de cem irmãos, e suas aventuras estão detalhadas aqui como no Jataka 96 Takkasila ( Taxila ) Jataka.

Quando o reino foi oferecido ao Bodhisatva pelo povo, e quando ele aceitou e foi ungido rei, o povo decorou a cidade como se cidade dos deuses fora e o palácio real como o palácio de Indra. Entrando na cidade o Bodhisatva passou para o espaçoso salão do palácio e lá sentou-se em beleza divina no trono em jóias debaixo do guarda-sol branco da sua Realeza. Ao seu redor em brilhante esplendor estavam os ministros, brahmins e kshatrias, com dezesseis mil 'nautch girls' [ apsaras, atrizes de teatro, dançarinas, cantoras, walquírias ], belas como as ninfas do céu, cantando e dançando e fazendo música até que todo o palácio estava cheio de sons como o oceano quando a tempestade cai em trovões nas águas. [ n. do tr.: ou querendo dizer 'como abóbada celeste cheia de nuvens de trovão' ? Cf arnara no Rig-veda.]. Olhando em volta a pompa de seu estado real o Bodhisatva pensou como, tivesse olhado o encanto das ogras, teria perecido miseravelmente, nem nunca teria vivido para ver a presente magnificência, que ele devia por ter escutado os conselhos dos Pacceka Buddhas. E enquanto tais pensares enchiam seu coração, a emoção achou vento nos versos:-

Sábios conselhos considerando, firme em propósito,
Em coração destemido por todo o percurso,
Evitei as moradas das Sirenas e suas armadilhas,
Èncontrei grande salvação na necessidade.

Assim termina a lição com o ensino destes versos. E o Grande Ser legislou seu reino com retidão, abundando em caridade e outras obras boas até que no fim passou sendo tratado de acordo com seus méritos.

-------------------------

Sua lição terminada, o Mestre identificou o Jataka dizendo, “Eu era o príncipe daqueles dias que foi a Takkasila ( Taxila ) e ganhou um reino.”



Nenhum comentário: