sexta-feira, 6 de junho de 2008

127 Buddha e Kalanduka



127
Tu te vanglorias...etc.” - Esta história foi contada pelo Mestre certa vez em Jetavana, sobre um Irmão fanfarrão. (A história introdutória e a história do passado neste caso são semelhantes àquelas de Katahaka relata acima no Jataka 125.)

------------------

Kalanduka era neste caso o nome do escravo do Tesoureiro de Benares ( Varanasi ). E quando ele fugiu e ficou vivendo vida luxurienta com a filha do mercador da fronteira, o Tesoureiro sentiu falta dele e não conseguiu descobrir onde ele estava. Então enviou um jovem papagaio de estimação para procurar pelo fugitivo. E saiu voando o papagaio em busca de Kalanduka, e procurou longe e muito, até que por fim o pássaro chegou na vila onde ele morava. E justo neste momento Kalanduka divertia-se no rio com sua esposa num barco bem provido de comidas finas e de flores e perfumes. Bem, os nobres daquela terra em suas festas n'água fazem um 'point' de beber leite com uma droga pungente de modo a escapar do sofrer do frio depois de permanecerem n'água. Mas quando nosso Kalanduka provou deste leite, ele gritou e o cuspiu fora ; e assim fazendo cuspiu na cabeça da filha do mercador. Neste momento voou o papagaio, tendo visto tudo isto de um galho de figueira à margem. “Venha, venha, escravo Kalanduka,” gritou o pássaro ; “lembre quem e o quê és, e não cuspa na cabeça desta jovem nobre mulher. Conheça seu lugar, companheiro.” Assim falando, ele pronunciou a estrofe que segue:-

Tu te vanglorias de seu alto nascimento, seu alto nível,
Com língua mentirosa. Apesar de apenas um pássaro, eu sei
A verdade. Logo serás pego, tu, fugitivo.
Não despreze o leite então, escravo Kalanduka.

Reconhecendo o papagaio, Kalanduka ficou com medo de ser exposto, e exclamou, “Ah! bom mestre, quando chegaste ?”

Pensou o papagaio, “Isto não é amizade mas desejo de torcer meu pescoço que leva a este gentil interesse.” Então ele respondeu que não precisava dos serviços de Kalanduka e voou para Benares, onde contou ao Senhor Tesoureiro tudo o quê vira.

O tratante !” gritou o Tesoureiro, e ordenou que Kalanduka fosse trazido de volta para Benares onde foi colocado novamente na dieta de escravo.

----------------------

Sua lição terminada, o Mestre identificou o Jataka dizendo, “Este Irmão era Kalanduka na estória, e eu o Tesoureiro de Benares.”



Nenhum comentário: