terça-feira, 2 de junho de 2009

303 Buddha Rishi


303
“Ó monarca, que primeiro...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto residia em Jetavana sobre um cortesão do rei de Kosala. As circunstâncias que sugerem a história já foram relatadas no Jataka 282. Nesta ocasião o Mestre disse, “Vocês não são os únicos que retiram o bem para fora do mal : sábios antigos também tiram o bem para fora do mal.” E ele contou uma história do mundo antigo.
_____________

Certa vez um ministro que ajudava o rei de Benares comportou-se mal no harém real. O rei após testemunhar sua ofensa com os próprios olhos, o baniu para fora do reino. Como ele entrou a serviço do rei de Kosala, chamado Dabbasena, está contado no Jataka 51.
Na presente história contudo, Dabbasena prende o rei de Benares sentado no meio de seus conselheiros e amarrando-o com uma corda no marco da porta, o suspendeu de cabeça para baixo. O rei cultivou sentimentos de caridade para com o príncipe rebelde e por um processo de completa absorção entrou em estado de meditação mística e rompendo os laços sentou de pernas cruzadas nos ares. O príncipe rebelde foi atacado com uma febre dolorosa no corpo e com um grito de “Queimo, queimo,” rolava e rolava no chão. Quando ele questionou a razão disto, seus cortesãos responderam, “É porque o rei que suspendestes de cabeça para baixo no marco da porta é um homem santo e inocente.” Então ele disse, “Vão rapidamente e libertem-no.” Seus empregados vão e encontram o príncipe sentado de pernas cruzadas nos ares, voltam e contam a Dabbasena. Este então segue a toda velocidade e prostando-se diante dele pede o seu perdão e repete a primeira estrofe:-

Ó monarca que primeiro em teu reino habitas,
Deliciando-se de benção por poucos mortais vista,
Como é que estando debaixo de torturas Infernais
Calmo e de semblante tranqüilo ainda estais ?

Escutando isto o Bodhisatva repetiu o resto das estrofes :-

Antes era minha reza primeira , ir para o Céu
Não mais estar ausente das filas dos ascetas,
Mas agora que tal glória me foi dada,
Por que estaria de cara amarrada ?

O fim está realizado, minha tarefa feita,
O príncipe antes inimigo não mais estranho,
Mas agora que a fama que tanto ansiei está ganha,
Por quê estaria de semblante diferente ?

Quando alegria torna-se tristeza, e bem mal,
Almas pacientes até prazer podem arrancar da dor,
Mas não conhecem tal distinção de sentimento,
Pobres mortais quando atingem o calmo Nirvana.

Escutando isto Dabbasena pediu desculpa ao Bodhisatva e disse, “Legisle sobre teu povo e eu afastarei os rebeldes de ti.” E após punir o mau conselheiro ele seguiu seu caminho. Mas o Bodhisatva transmitiu seu reino para os ministros e adotando a vida ascética de um Rishi tornou-se destinado a nascer no mundo de Brahma.
________________

Quando o Mestre terminou este discurso, ele identificou o Jataka : “Naquele tempo Ananda era Dabbasena e eu mesmo era o rei de Benares.”




Nenhum comentário: