sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

45 Buddha Alto Tesoureiro

                                               

45
Amigos insensatos...etc.” – Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana, sobre a empregada do Senhor Alto Tesoureiro, Anātha-pindika. Pois ele disse ter uma empregada chamada Rohini, cuja mãe veio visitá-la enquanto socava o arroz, e deitou para descansar. Os mosquitos rodearam a velha mulher e picaram-na como com agulhas, de modo que ela gritou para a filha, “Os mosquitos estão me picando minha querida; por favor afaste-os.” “Ah! vou afastá-los, mãe,” disse a garota, levando o pilão até os mosquitos que pousaram na cabeça da mãe. Gritando então, “Vou matá-los!” ela golpeou a mãe com tal golpe que matou a velha mulher direto. Vendo o quê fez, a garota começou a chorar e lamentar, “Oh! mãe, mãe!”

A notícia foi levada ao Senhor Alto Tesoureiro, que, após ter queimado o corpo, seguiu seu caminho até o Mosteiro, e contou ao Mestre o quê aconteceu. “Esta não é a primeira vez, leigo,” disse o Mestre, “que na ansiedade de matar os mosquitos em sua mãe, Rohini, atinge sua mãe mortalmente com o pilão; ela fez exatamente o mesmo no passado.” Então ao pedido de Anātha-pindika, ele contou esta história do passado.

-------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu como filho do Senhor Alto Tesoureiro, e veio a ser também Senhor Alto Tesoureiro ele mesmo, à morte do pai. E ele, também, tinha uma empregada cuja mãe era Rohini. E sua mãe do mesmo jeito, foi até onde a filha estava batendo o arroz, e lá deitou, e gritou, ‘Por favor afaste estes mosquitos de mim, minha querida,’ e justo da mesma maneira ela atingiu sua mãe com o pilão, e a matou, e começou a chorar.

Escutando o quê tinha acontecido, o Bodhisatva refletiu: ‘Aqui, neste mundo, mesmo um inimigo com senso, seria preferível,’ e recitou estas linhas:-

Amigos insensatos são piores que inimigos com senso,
Testemunhem a garota que a mão imprudente deitou à terra
Sua mãe, a quem agora, chora em vão.

Nestas linhas em louvor à sabedoria, o Bodhisatva pregou a Verdade.

----------------------

“Esta não é a primeira vez, leigos,” disse o Mestre, “que a ansiedade de Rohini em matar os mosquitos fez ao invés que matasse a própria mãe.” Terminada a lição, ele mostrou a conexão e identificou o Jātaka dizendo: - “A mãe e a filha de ho-je são tão a mãe e a filha de dias passados, e eu mesmo o Senhor Alto Tesoureiro.”








Nenhum comentário: