segunda-feira, 3 de agosto de 2009

331 Garuda e a serpente



331
“Aqueles que com ...etc.” - Esta história foi contada pelo Mestre em Jetavana sobre Kokalika. A história introdutória será contada inteira no Jataka 481, comparar com o 215.
_________________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, o Bodhisatva era seu valoroso ministro. Então, o rei era muito falador. Pensou o Bodhisatva, “Colocarei um fim neste palavrório,” e saiu procurando uma ilustração adequada. Assim, um dia veio o rei para o jardim e sentou na laje pétrea real. Acima de sua cabeça havia uma mangueira e nela num ninho de corvo , onde uma cuco largou seu ovo, e foi embora. A corva zelou pelo ovo da cuco fêmea. Logo dele saiu um jovem pássaro cuco. A corva pensando ser seu próprio trouxe comida para ele no bico. O jovem pássaro ainda sem penas cantava prematuramente seu canto de cuco. A corva pensou, “Este jovem pássaro agora já canta assim, imagina quando grande?” E matou-o bicando e atirando fora do ninho, e ele caiu aos pés do rei. O rei perguntou ao Bodhisatva, “Qual o significado disto, meu amigo?” Pensou o Bodhisatva, “Estava buscando uma ilustração para ensinar ao rei e esta é uma.” Dizendo “Povo dos pássaros, Grande Rei, quando falam fora da hora encontram um destino como este. Este jovem cuco, senhor, tendo sido cuidado pela corva, ainda depenado, cantou prematuramente. Assim a corva soube que não era seu filhote e bicou-o e matou-o e o atirou para fora do ninho. Todos aqueles que são muito faladores, fora de hora, sejam pessoas ou bichos, assim sofrem.” E falou duas estrofes:

Aqueles que com inoportunas palavras ofendem
Como o jovem cuco encontram seu fim prematuramente.
Nem veneno mortal, nem espada afiada
É metade tão fatal como palavra mal falada.

O sábio guia-se com discrição medindo as palavras,
Não precipitadamente ; confia no segundo Si :
Antes de falar prudente conselho tomando,
Seus inimigos capturando, como Garuda à serpente.

O rei, após escutar o ensino religioso do Bodhisatva, a partir daí tornou-se mais comedido no falar, e aumentando a glória do Bodhisatva passou a dar-lhe mais e mais.
______________

O Mestre, tendo levado sua lição a um fim, identificou o Jataka : “Kokalika naqueles dias era o jovem cuco e eu mesmo o sábio ministro.”


[ A tartaruga que caíra por falar muito no 215, em Esopo Buddhista cai viajando de águia que quer levá-la a festa do céu : daí para o urubu com viola e o jabuti escondido dentro dela, um passo. A tartaruga no caso de Esopo Buddhista diz àguia de Zeus que 'boa romaria faz quem em sua casa está em paz'. Com certeza tem algo a ver com o casco que ela carrega nas costas, casa e mundo ao mesmo tempo. Garuda, veículo de Vishnu, pássaro de modo geral que enfrenta a serpente, tendência ascendente / descendente, inspirar / expirar, sístole / diástole, Mitra / Varuna, fluxo / refluxo, yang / yin, pássaro / serpente ] .



Nenhum comentário: