-->
( Escultura de Mamalapuram / MahaBalipuram, Índia )
219
“'O ouro é meu...etc” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre um irmão que era descontente e de casta baixa.
Esta homem não conseguia concentrar sua mente em nenhum objetivo único mas sua vida estava cheia de descontentamento ; e isto foi contado para o Mestre. Quando questionado pelo Mestre se estava realmente descontente, ele disse sim ; perguntado por quê, ele respondeu que era por causa das suas paixões. “Ó Irmão !” disse o Mestre, “esta paixão foi desprezada mesmo por animais baixos ; e pode você, um padre de tal doutrina, entregar-se a descontentamento que surge de paixão que mesmo brutos desprezam ?” Então ele contou a ele um conto do mundo antigo.
_______________
Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, o Bodhisatva veio ao mundo como Macaco na região do Himalaia. Um mateiro pegou ele e o levou para casa e o deu ao rei.
Por um longo tempo ele viveu com o rei, servindo-o com fidelidade e ele aprendeu bastante sobre os modos no mundo das pessoas. O rei ficou agraciado com a fidelidade dele. Ele manda chamar o mateiro e ordena que coloque o macaco em liberdade no mesmo lugar em que fora pego ; e assim o mateiro fez.
Toda a tribo dos macacos se reuniu na superfície de uma grande rocha, para ver o Bodhisatva agora que ele voltara para eles ; e falavam alegremente com ele.
“Senhor, onde viveste todo este longo tempo ?”
“No palácio do rei em Benares.”
“Então, como ganhaste liberdade ?”
“O rei fez de mim seu macaco de estimação e ficando agradecido com meus truques, ele me deixou ir.”
Os macacos continuaram - “Você deve conhecer a maneira de viver no mundo das pessoas : fale-nos sobre isto também – queremos escutar !”
“Não me perguntem sobre os modos de vida das pessoas,” cotejou o Bodhisatva.
“Sim fale-nos – queremos escutar !” eles disseram novamente.
“Seres humanos,” disse ele, “ambos, príncipes e Brahmins, gritam – 'Meu ! Meu !' Não sabem da impermanência, pela qual as coisas que são deixam de ser. Escutem agora o caminho destes cegos tolos ;” e ele pronunciou estes versos:-
'O ouro é meu, o precioso ouro !' assim eles gritam, noite e dia :
Este tolo povo não lança nunca olhar sobre o caminho santo.
Existem dois mestres na casa ; um não tem barba para usar,
Mas tem grandes seios, orelhas com furos e anda com cabelo em pregas ;
Seu preço é dado em ouro incontável ; ele aflige todo o povo lá.
Escutando isto, todo os os macacos gritaram – 'Pare, pare ! Escutamos o quê não é conveniente escutar !” e com ambas as mãos eles apertaram firmes os ouvidos. E desgostaram do lugar, porque disseram, “Neste lugar escutamos algo indecente ;” e assim foram para outro lugar. E esta rocha recebeu o nome de Rocha Garahitapitthi ou Rocha da Reprovação.
_______________
Quando o Mestre terminou este discurso, ele declarou as Verdades e identificou o Jataka:- na conclusão das Verdades este Irmão alcançou o Fruto do Primeiro Caminho: - “Os seguidores presentes do Buddha eram a tropa de macacos e eu mesmo era o chefe deles.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário