quarta-feira, 29 de outubro de 2008

219 Buddha Macaco


-->



            ( Escultura de Mamalapuram / MahaBalipuram, Índia )


219
'O ouro é meu...etc” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre um irmão que era descontente e de casta baixa.

Esta homem não conseguia concentrar sua mente em nenhum objetivo único mas sua vida estava cheia de descontentamento ; e isto foi contado para o Mestre. Quando questionado pelo Mestre se estava realmente descontente, ele disse sim ; perguntado por quê, ele respondeu que era por causa das suas paixões. “Ó Irmão !” disse o Mestre, “esta paixão foi desprezada mesmo por animais baixos ; e pode você, um padre de tal doutrina, entregar-se a descontentamento que surge de paixão que mesmo brutos desprezam ?” Então ele contou a ele um conto do mundo antigo.

_______________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, o Bodhisatva veio ao mundo como Macaco na região do Himalaia. Um mateiro pegou ele e o levou para casa e o deu ao rei. 

Por um longo tempo ele viveu com o rei, servindo-o com fidelidade e ele aprendeu bastante sobre os modos no mundo das pessoas. O rei ficou agraciado com a fidelidade dele. Ele manda chamar o mateiro e ordena que coloque o macaco em liberdade no mesmo lugar em que fora pego ; e assim o mateiro fez.

Toda a tribo dos macacos se reuniu na superfície de uma grande rocha, para ver o Bodhisatva agora que ele voltara para eles ; e falavam alegremente com ele.

Senhor, onde viveste todo este longo tempo ?”
No palácio do rei em Benares.”
Então, como ganhaste liberdade ?”
O rei fez de mim seu macaco de estimação e ficando agradecido com meus truques, ele me deixou ir.”

Os macacos continuaram - “Você deve conhecer a maneira de viver no mundo das pessoas : fale-nos sobre isto também – queremos escutar !”

Não me perguntem sobre os modos de vida das pessoas,” cotejou o Bodhisatva.

Sim fale-nos – queremos escutar !” eles disseram novamente.

Seres humanos,” disse ele, “ambos, príncipes e Brahmins, gritam – 'Meu ! Meu !' Não sabem da impermanência, pela qual as coisas que são deixam de ser. Escutem agora o caminho destes cegos tolos ;” e ele pronunciou estes versos:-

'O ouro é meu, o precioso ouro !' assim eles gritam, noite e dia :
Este tolo povo não lança nunca olhar sobre o caminho santo.

Existem dois mestres na casa ; um não tem barba para usar,
Mas tem grandes seios, orelhas com furos e anda com cabelo em pregas ;
Seu preço é dado em ouro incontável ; ele aflige todo o povo lá.

Escutando isto, todo os os macacos gritaram – 'Pare, pare ! Escutamos o quê não é conveniente escutar !” e com ambas as mãos eles apertaram firmes os ouvidos. E desgostaram do lugar, porque disseram, “Neste lugar escutamos algo indecente ;” e assim foram para outro lugar. E esta rocha recebeu o nome de Rocha Garahitapitthi ou Rocha da Reprovação.
_______________

Quando o Mestre terminou este discurso, ele declarou as Verdades e identificou o Jataka:- na conclusão das Verdades este Irmão alcançou o Fruto do Primeiro Caminho: - “Os seguidores presentes do Buddha eram a tropa de macacos e eu mesmo era o chefe deles.”





 

Nenhum comentário: