sexta-feira, 24 de outubro de 2008

216 O lamento do Peixe


-->



216
Não é o fogo...etc.” - Esta história o Mestre contou durante sua estadia em Jetavana, sobre um que ansiava pela antiga esposa. O Mestre perguntou a este Irmão, “É vero, Irmão, o quê escutei, que estais apaixonado ?” “É, Senhor.” “Por quem ?” “Pela minha antiga esposa.” Então o Mestre disse a ele : “Esta esposa, Irmão, te fez mal. Muito tempo atrás por causa do jeito dela você chegou perto de ser espetado e torrado que nem comida mas homens sábios salvaram a tua vida.” Então ele contou um conto do passado.

________________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era o capelão dele. Alguns pescadores apanharam um Peixe que prendera-se em suas redes e o colocaram na areia quente, dizendo “O cozinharemos na brasa para comer.” E então afiavam o espeto. E o Peixe sucumbiu lamentando-se de sua companheira, dizendo estes dois versos:-

Não é o fogo que me queima nem o espeto que me fere cruelmente :
Mas o pensar que minha companheira possa me chamar de amante infiel.

É a chama do amor que queima e enche meu coração de dor ; Não morrer é a obrigação do amar ; Ó pescadores, libertem-me !

Naquele momento o Bodhisatva aproximara-se da praia do rio ; e escutando o Lamento do Peixe, foi até os pescadores e fez com que colocassem o Peixe em liberdade.
________________

Este discurso terminado, o Mestre declarou as Verdades e identificou o Jataka:- na conclusão das Verdades o Irmão apaixonado alcançou o Fruto do Primeiro Caminho:- “A esposa naqueles dias era a companheira do peixe, o Irmão apaixonado era o peixe e eu mesmo era o capelão.” Cf. Jataka 34.





Nenhum comentário: