quarta-feira, 22 de outubro de 2008

215 Kokalika Tartaruga






215
A Tartaruga precisava falar...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto em Jetavana sobre Kokalika. As circunstâncias que deram origem a ela colocarei no Jataka de número 481. Aqui novamente o Mestre disse “Esta não foi a única vez Irmãos, que Kokalika arruína-se falando, aconteceu o mesmo antes.” E então ele conta a história como segue.

______________________


Certa vez quando Brahmadatra era rei de Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu como um da corte do rei, e crescendo, tornou-se conselheiro do rei em todas as coisas humanas e divinas  ( temporais e espirituais ). Mas este rei era muito tagarela e quando começava a falar não dava chance para ninguém tomar a palavra. O Bodhisatva, desejando diminuir o muito falar dele, aguardava por uma oportunidade.

Bem, morava uma Tartaruga em um certo lago. Dois jovens Gansos selvagens da região dos Himalaias, procurando comida, travam amizade com ela ; e logo brota intimidade entre eles. Um dia estes dois dizem a ela : “Amiga Tartaruga, temos uma bela casa nos Himalaias, em um plateau do Monte Cittakuta, em uma gruta dourada ! Virás conosco ?”

Pois,” disse ela, “como posso chegar lá ?”

Ah, nós levamos você, se conseguires manter a boca fechada sem dizer nenhuma palavra para ninguém.”

Sim, posso fazer isto,” disse ela ; “levem-me junto !”

Então fizeram a Tartaruga segurar uma vara entre os dentes ; e eles mesmos segurando as outras duas extremidades, elevaram-se aos ares.

As crianças da cidade viram isto e gritaram - “Dois gansos estão transportando uma tartaruga numa vara !”

( Neste momento os gansos voando velozmente passavam no espaço acima do palácio do rei em Benares.) A Tartaruga quis gritar a resposta - “Sim, meus amigos me transportam, o quê são vocês, seus moleques ?” - e soltou a vara de entre seus dentes e caiu no jardim e partiu-se em duas. Que alvoroço que foi ! “Uma tartaruga caiu no jardim e quebrou-se em duas !” gritavam. O rei, com o Bodhisatva e toda sua corte, veio até o lugar e vendo a tartaruga perguntou ao Bodhisatva. “Sábio Senhor, o quê fez esta criatura cair ?”

Agora é minha hora !” ele pensou. “Por muito tempo venho desejando alertar o rei e buscava uma oportunidade. Sem dúvida a verdade é esta : a tartaruga e os gansos ficaram amigos ; os gansos pretendiam levá-la ao Himalaia e então a fizeram segurar uma vara entre os dentes, elevando-a depois nos ares ; ela deve ter escutado algum comentário e quis responder ; e incapaz de manter a boca fechada, soltou-se ; e assim deve ter tombado do céu e desse jeito morreu.” Então pensou ele ; e dirigiu-se ao rei : “Ó rei, aqueles que têm língua grande que não colocam limite no falar, sempre chegam a tal infelicidade como esta;” e pronunciou os seguintes versos:-

A Tartaruga precisava falar alto,
Apesar de ter entre os dentes
Uma vara que mordia : ainda assim, apesar disto,
Ela falou - e soltou-se para baixo.

E agora, Ó poderoso mestre, marques bem
Vejas se falas sabiamente, na correta estação.
Para a morte, caiu a Tartaruga :

Ela falou muito : foi esta a razão.

Ele está falando de mim !” pensou o rei consigo mesmo ; e perguntou ao Bodhisatva se era isto.

Sejas tu, Ó grande rei, ou seja outro,” respondeu ele, “quem quer que fale além da medida, alcança desgraça deste tipo ;” e assim fez manifesta toda a coisa. E daí em diante o rei absteve-se de tagarelar e tornou-se um homem de poucas palavras.
___________________

Este discurso terminado, o Mestre identificou o Jataka:- “Kokalika era a tartaruga então, os dois famosos Anciãos eram os dois gansos selvagens, Ānanda era o rei e eu mesmo o sábio conselheiro.”

[Além da existência desta história em Esopo Buddhista e em La Fontaine e de versões com urubu e viola em festa no céu no lugar dos gansos, devemos também aproximar os Dois Pássaros da parábola antiga dos Dois Pássaros na Árvore em que um come e outro não. Os dois pássaros são os mesmos. Mundaka Upanishad III,1. Nara & Narayana. Cf. Jatakas 117 e 160 Buddha rei de Videha.]




Nenhum comentário: