quinta-feira, 9 de outubro de 2008

207 Assaka e Ubbari


-->



207
Certa vez com o grande rei Assaka...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto em Jetavana sobre um que se distraía com a lembrança da esposa da vida laica. Ele perguntou ao Irmão se estava realmente apaixonado. O sujeito disse que sim. “Por quem estais apaixonado ?” continuou o Mestre. “Minha esposa da vida laica” foi a resposta. Então o Mestre disse, “Não é apenas desta vez, Irmão, que estais cheio de desejo por esta mulher ; em dias idos teu amor te levou a um grande sofrimento.” E ele contou uma história.

-----------------------------

Certa vez havia um rei Assaka reinando em Potali, que é uma cidade do reino de Kāsi. Sua rainha, chamada Ubbarī, era muito querida por ele ; ela charmosa era, e graciosa, e de beleza que passava a de todas as mulheres mas nem tão bela quanto uma deusa. Ela morreu : e com a morte dela o rei mergulhou em depressão e tornou-se triste e infeliz. Ele colocou o corpo num sarcófago e embalsamou ela com óleos e ungüentos e deixou do lado da cama ; e lá ele jazia sem comida, chorando e lamentando. Em vão seus pais e parentes, amigos e cortesãos, padres e leigos, pedem a ele que não chore, já que todas as coisas passam ; não conseguiram mexer com ele. Enquanto jazia triste, sete dias passaram.

Bem, o Bodhisatva era naquele tempo um asceta que ganhou os Cinco Faculdades Sobrenaturais e as Oito Consecuções ; ele morava no sopé do Himalaia. Ele possuía insight sobrenatural perfeito e enquanto olhava ao redor da Índia com sua visão celeste, viu este rei se lamentando e logo, direto, resolveu ajudá-lo. Com seu poder milagroso, elevou-se no ar e pousou no parque do rei e sentou na pedra cerimonial, como uma estátua dourada.

Um jovem brahmin da cidade de Potali entrou no parque e vendo o Bodhisatva, saudou-o e sentou-se. O Bodhisatva começou a conversar alegremente com ele. “É o rei legislador justo ?” ele perguntou.

Sim, Senhor, o rei é justo.” respondeu o jovem ; “mas a rainha dele acabou de morrer ; e ele deixou o corpo num sarcófago e jaz chorando do lado dela ; e ho-je é o sétimo dia desde que ele começou. - Por quê não libertas o rei deste grande sofrimento? Seres virtuosos como você devem dominar a tristeza do rei.”

Jovem, não conheço o rei,” disse o Bodhisatva ; “mas se ele vier e me perguntar, eu direi a ele o lugar em que ela agora entrou na carne novamente e farei ela falar.”

Então, santo senhor, fique aqui até que eu traga o rei até você,” disse o jovem. O Bodhisatva concordou e o outro correu até a presença do rei e contou tudo sobre. “Deves visitar o ser com insight divino !” disse ele ao rei.

O rei ficou felicíssimo ao pensar em rever Ubbari ; e ele entrou em sua carruagem e dirigiu até o lugar. Saudando o Bodhisatva, ele sentou em um dos lados e perguntou, “É vero, como me disseram, que sabes aonde minha rainha entrou na existência novamente ?”

Sim, eu sei, meu senhor rei,” respondeu ele.

Então o rei perguntou aonde era.

O Bodhisatva respondeu, “Ó rei, ela estava intoxicada com a própria beleza e então caiu em negligência e não fez obras boas e justas ; então agora ela se transformou em um pequeno verme neste parque mesmo.”

Não acredito nisto !” disse o rei.

Então vou mostrar ela para você e fazer ela falar,” respondeu o Bodhisatva.

Prego, faça ela falar !” disse o rei.

O Bodhisatva ordenou - “Que os dois que se se ocupam em rolar em um pedaço de esterco , saiam para diante do rei !” e com seu poder ele os fez saírem e eles vieram. O Bodhisatva apontou um dos que saíam ao rei : “Lá está sua rainha Ubbari, Ó rei ! Ela acabou de sair do esterco dela, seguindo seu marido verme de esterco. Olhe e veja.”

O quê ! Minha rainha Ubbari um verme de estrume ? Não acredito nisto !” gritou o rei.

Farei ela falar, Ó rei !”

Prego, faça ela falar, santo Senhor !” respondeu ele.

O Bodhisatva com seu poder, deu fala a ela. “Ubbari !” disse ele.

O que é isto, santo Senhor ?” ela perguntou em voz humana.

Qual era seu nome em sua personalidade anterior ?” o Bodhisatva perguntou a ela.

Meu nome era Ubbari, Senhor,” ela respondeu, “era esposa do rei Assaka.”

Me diga,” continuou o Bodhisatva, “a quem mais amas agora – rei Assaka ou este
verme de estrume ?”

Ó Senhor, aquela era minha personalidade anterior,” disse ela. “Então eu vivia com ele neste parque, gozando de formas, sons, cheiros, sabores e toques ; mas agora que minha memória está confusa pelo re-nascer, o quê ele significa? Pois, agora eu mataria o rei Assaka e esfregaria os pés do meu marido verme de esterco, no sangue que sairia da garganta dele !” e no meio da corte real, ela pronunciou estes versos em voz humana:-

Certa vez com o grande rei Assaka, que era meu querido marido,
Amando e sendo amada, passeei por este jardim aqui.

Mas agora novas dores e novas alegrias fizeram as velhas fugirem,
E mais querido que Assaka, meu Verme é agora por mim.

Quando o rei Assaka escutou isto, ele arrependeu-se imediatamente ; e logo fez o corpo da rainha ser removido e lavou sua cabeça. Ele saudou o Bodhisatva e entrou de volta na sua cidade ; onde casou com outra rainha e legislou com retidão. E o Bodhisatva, tendo instruído o rei e livrado ele das dores, retornou novamente para os Himalaias.

-------------------------

Quando o Mestre terminou este discurso, ele declarou as Verdades e identificou o Jataka: - na conclusão das Verdades, o apaixonado Irmão alcançou o Fruto do Primeiro Caminho: - “Sua esposa da vida laica, era Ubbari ; você, Irmão apaixonado, era o rei Assaka ; Sariputra era o brahmin jovem ; e eu mesmo era o anchorita.”






Nenhum comentário: