segunda-feira, 6 de outubro de 2008

205 Buddha espírito d'árvore


-->


205
Belos os peixes...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto morava em Jetavana sobre dois jovens Irmãos.

Estes dois jovens companheiros, nos é dito, pertencem a uma boa família de Sāvathi, e abraçaram a fé. Mas eles não entendendo a impureza do corpo cantavam a beleza do próprio corpo e elogiavam a si mesmos.

Um dia ficaram discutindo sobre esta questão: “Você é belo mas eu sou também,” dizia cada um deles; espreitando do lado um Ancião idoso sentado não distante concordaram que ele deveria saber se eram belos ou não. Aproximaram-se dele então e perguntaram, “Senhor, qual de nós é mais belo ?” . O Ancião respondeu, “Amigos, sou mais belo que vocês dois.” Com isto os dois jovens xingam ele e saem, resmungando que ele respondeu uma coisa que eles não perguntaram e que não lhes respondera o quê perguntaram.

A Irmandade tornou-se cônscia do evento ; e um dia quando estavam todos juntos no Salão da Verdade, começaram a falar sobre isto. “Amigos, como o velho Ancião envergonhou aqueles dois jovens companheiros cujas cabeças estavam cheias com a própria beleza !” O Mestre entra e pergunta sobre o quê conversavam ali juntos. Eles contaram. Ele adicionou, “Não foi só desta vez Irmãos, que nossos amigos estão cheios de louvores pela própria beleza. Em tempos antigos eles usavam sair por aí jactando-se disto assim como agora.” E então contou a eles um conto do mundo antigo.

--------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva tornou-se um espírito d'árvore na margem do Ganges. No lugar em que Ganges e Yamuna encontram-se, dois peixes se encontraram, um do Ganges e outro do Yamuna. “Sou belo !” disse um, “e eu também!” e acabaram por cair em discussão sobre a beleza de cada um.

 Não longe no Ganges viram uma Tartaruga deitada n'areia. “Aquele camarada lá decidirá qual de nós é belo !” eles disseram ; e subiram até ele. “Amiga Tartaruga qual de nós é o mais belo ?” , eles perguntaram, “o peixe do Ganges ou o peixe do Yamuna ?” A Tartaruga respondeu, “O peixe do Ganges é belo e o peixe do Yamuna é bonito : mas eu sou mais lindo que vocês dois.” E para explicar, ele pronunciou o primeiro verso:

Belo é o peixe da corrente do Yamuna, os peixes do Ganges são bonitos,
Mas uma criatura quadrúpede com pescoço delgado como o meu,
Redondo como uma árvore banian espalhada, devo a todos vocês eclipsar.

Quando os peixes ouviram isto, gritaram, “Ah, tratante Tartaruga ! Não respondeste a nossa pergunta mas a uma outra !” e repetiram o segundo verso:-

Perguntamos a ele uma coisa, ele responde outra : realmente bela resposta !
Com sua própria língua louva a si mesmo :- não gosto disso! Nem eu!

---------------------------

Quando este discurso estava concluso, o Mestre identificou o jataka:- “Naqueles dias os jovens Irmãos eram os dois peixes, o ancião era a tartaruga e eu era o espírito d'árvore que viu a coisa toda às margens do Ganges.”




Nenhum comentário: