terça-feira, 1 de setembro de 2009

348 Buddha Asceta



348
“Esta dúvida, meu pai,...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto residia em Jetavana, relativa a sedução de um jovem por uma certa garota tosca. O incidente é o mesmo dos Jatakas 435 e 477. Na cidade de Savathi havia uma garota de dezesseis tal que daria felicidade a qualquer homem mas nenhum a escolheu. Então a mãe dela pensou: "Esta minha filha está madura e ninguém a escolheu. Usarei-a como isca de peixe, e fazer um dos ascetas Sakiya voltar ao mundo (século) e viver com ela." Naqueles dias havia um jovem nobre vivendo em Savatthi que deu seu coração à religião e uniu-se à Irmandade. Mas no momento que recebeu todas as Ordens perdeu todo desejo de aprendizagem e vivia dedicado a adornar-se. A Irmã leiga preparava mingau de aveia e outros pratos, e parada na porta, olhava os irmãos que andavam nas ruas. Fluindo, iam uma multidão de homens que guardavam o Tepitaka, o Abhidhamma, e o Vinaya; mas entre eles ela não encontrou ninguém pronto a morder a isca. Entre as figuras de hábito e cálice, pregradoras da Verdade com voz doce de mel, movendo-se como abelhas no vento, também não viu ninguém. Mas por fim percebeu um homem aproximando-se, com os cantos dos olhos ungidos, o cabelo solto, carregando uma tigela colorida como uma gema preciosa, vestindo abaixo do hábito, uma malha fina, e com o hábito limpo e passado e um guarda chuva à frente do peito, um homem que leva os sentidos a seu próprio curso, com o corpo bronzeado. "Eis um homem que posso fisgar!” ela pensou; e saudando-o tomou sua tigela e convidou-o a entrar na casa. Encontrou-lhe um lugar e deu-lhe mingau de arroz e todo o resto; então depois da refeição, pediu-o que fizesse da casa dela ponto de parada no futuro. Ele passou então a parar na casa e ficou íntimo.
Um dia a Irmã leiga disse no ouvido dele, “Nesta casa somos felizes, apenas não tenho filho nem genro capaz de mantê-la.” O homem escutando, imaginou que razão ela teria para dizer isto e logo foi como que atingido no coração. Ela disse à filha, “Tente-o, e tome-o em seu poder.” Assim a garota depois disto vestiu-se e adornou-se, e tentou-o com todos os truques e malícias das mulheres. (Deve-se entender que uma garota 'tosca' não significa alguém cujo corpo seja gordo, mas seja gorda ou magra, pelo poder das cinco paixões sensuais, dos sentidos, ela é chamada 'tosca'.) Então o homem, sendo jovem e estando debaixo do poder da paixão, pensou em seu coração, “Não posso continuar agora na religião do Buddha” ; e foi para o mosteiro e largando tigela e hábito, disse aos seus professores espirituais, “Estou descontente.” Então o conduziram ao Mestre e disseram, “Senhor, este Irmão está descontente.” “É vero o quê dizem” perguntou ele, “que estais descontente, Irmão ?” “Sim, Senhor, é verdade.” “Então o quê te faz assim ?” “Uma tosca garota, Senhor.” “Irmão,” disse ele, “muito, muito tempo atrás, quando vivias na floresta,esta mesma garota foi impedimento a tua santidade e te fez grande dano ; então por quê estais novamente descontente por conta dela ?” Assim com o pedido dos Irmãos ele contou uma história do passado.
_________________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu numa casa brahmin. E quando cresceu e aprendeu todas as artes em Takkasilā ( Taxila ), sua esposa morreu e ele adotou a vida religiosa e foi morar com seu filho nos Himālaias. Lá deixando seu filho no ermitério, saiu a catar frutos e raízes. Naquela hora bandidos saquearam uma vila da fronteira e estavam fugindo com sequestrados quando uma donzela escapa refugiando-se no eremitério e com suas seduções corrompeu a virtude do jovem. Ela disse a ele, “Venha, vamos embora.”
“Deixe primeiro meu pai voltar,” ele disse, “e depois que o ver, vou com você.”
“Bem, depois que o tiver visto, venha,” ela disse. E indo ela desceu pelo meio da estrada. O jovem asceta, quando seu pai chegou, falou a primeira estrofe:

Esta dúvida, meu pai, resolva-me, peço;
Se eu extraviar desta floresta em alguma vila,
Pessoas de que escola moral, ou seita
Devo mais sabiamente em amigos afeiçoar-me?

Então seu pai, de modo a avisá-lo, repetiu três estrofes:

Alguém que possa ganhar tua confiança e amor,
Que acredite em tua palavra e contigo prove paciência,
Que em pensamento, palavra e ato nunca ofenderá –
Tome em teu coração e a esta apegue-se como amiga.
Às pessoas caprichosas como macacos
Instáveis, não estejas inclinado,
Ou àlguma solidão deserta teu lote será confinado.

Escutando isto o jovem asceta disse, “Querido pai, como encontrarei uma pessoa que possua tais virtudes? Não irei. Com você apenas viverei.” E assim dizendo ele como que voltou. Então seu pai ensinou os ritos preparatórios para induzir a meditação mística. E ambos pai e filho, sem cair do ênstase religioso, tornaram-se destinados a nascer no mundo de Brahma.
_________________

O Mestre, sua lição terminada, assim identificou o Jataka : “Naquele tempo o jovem e a garota eram os mesmos que agora. O asceta era eu.”

Jatakas 435 e 477 são // .




Nenhum comentário: