sexta-feira, 3 de abril de 2009

265 Buddha Mateiro



265
“Quando muitos arcos...etc.” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre um Irmão que perdera toda sua energia. O Mestre perguntou, é vero que este Irmão perdeu toda energia ? Sim, responderam. “Por quê ?” ele continuou, “relaxaste em vossa energia, após abraçar esta doutrina de salvação ? Em dias idos, homens sábios foram enérgicos mesmo em matérias que não levavam à salvação;” e assim falando ele contou um conto do mundo antigo.
__________________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu em uma família de mateiro. Quando cresceu, ele tomou a liderança de um bando de quinhentos mateiros e vivia numa vila na entrada da floresta. Costumava assalariar-se para guiar os homens através dela.

Bem, um dia um homem de Benares, um filho de mercador, chegou naquela cidade com um caravana de quinhentos carretos, vagões. Chamando o Bodhisatva, ofereceu a ele mil peças, dinheiros, para ser o guia através da floresta. Ele concordou e recebeu o dinheiro da mão do mercador ; e enquanto o recebia, ele mentalmente devotou sua vida ao serviço do mercador. E assim o guiou dentro da floresta.

No meio da floresta, levantaram-se quinhentos ladrões. Quanto ao resto da companhia, assim que viram os ladrões, prostraram-se de bruços : o chefe mateiro sozinho, gritando e pulando e dando golpes, colocou em fuga todos os quinhentos ladrões e levou o mercador através da floresta em segurança. Uma vez a floresta atravessada, o mercador acampou sua caravana ; deu ao mateiro chefe carnes escolhidas de todos os tipos e ele mesmo tendo quebrado seu jejum, sentou-se alegremente do lado, e falou assim : “Diga-me,” disse ele, “como aconteceu que mesmo quando quinhentos ladrões, com armas nas mãos, espalhavam-se ao redor, não sentiste qualquer medo em seu coração ?” E falou a primeira estrofe :

Quando muitos arcos soltando flechas velozes a voar -
Mãos seguram lâminas temperadas de aço bem perto -
Quando a Morte dispõe seus arreios terríveis -
Como, no meio de tal terror, não te falta ânimo ?

Escutando isto o mateiro repetiu os dois versos seguintes :

Quando muitos arcos soltando flechas velozes a voar -
Mãos seguram lâminas temperadas de aço bem perto -
Quando a Morte dispõe seus arreios terríveis -
Sinto uma grande e poderosa alegria neste dia.

E esta minha alegria me dá a vitória ;
Estando resolvido a morrer, se necessário for ;
Deve desprezar a própria vida, quem quer realizar
Atos heróicos e ainda assim ser herói.

Deste jeito ele soltou suas palavras como uma chuva de flechas ; e tendo explicado como portou-se heroicamente estando livre do desejo de viver, ele deixou o jovem mercador e retornou para sua própria cidade ; onde após fazer ofertas e obras boas passou sendo tratado de acordo com seus méritos.
________________

Quando o Mestre terminou este discurso, ele declarou as Verdades e identificou o Jataka :- na conclusão das Verdades o Irmão desanimado atingiu a Santidade :- “Naquele tempo eu era o chefe dos mateiros.”






Um comentário:

ze disse...

Na Olimpíada da China em '08 apareceu a bússola original : uma colher de ferro imado (imantado)! Imagino que rodava num prato. Eles aliás, os chineses, inventaram tudo : o papel, a imprensa, a pólvora, a ópera, ... felicidades.