sábado, 18 de abril de 2009

275 Buddha Pombo (de novo)




275
“Quem é esta bela...etc.” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre algum Irmão ganancioso. As duas histórias são as mesmas que a última. E estes são os versos :-
______________

Quem é esta bela Siriema e por quê
Descansa na cesta do amigo Corvo ?
É um pássaro irado, o Corvo !
Este é o ninho dele, é bom você saber !

Não me reconheces mesmo, amigo ?
Juntos costumávamos comer !
Não faria como a mim foi dito,
Portanto como vês depenado estou.

Estais em sofrimento de novo, eu sei -
É da tua natureza estar assim.
Se pessoas fazem pratos de carne
Não devem pássaros comer.

Como antes, o Bodhisatva disse - “Não posso viver mais aqui,” e voou para outro lugar.
____________

Quando o discurso estava terminado, o Mestre declarou as Verdades e identificou o Jataka :- na conclusão das Verdades, o Irmão ganancioso atingiu o Fruto da Terceiro Caminho :- “O Irmão ganancioso era o Corvo e eu era o Pombo.”






Nenhum comentário: