quarta-feira, 15 de abril de 2009

271 Buddha Asceta




271
“Este poço um anchorita da floresta...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto residia em Isipatana, sobre um Chacal que sujou um poço.

Nos foi dito que um Chacal costumava sujar um poço quando os Irmãos puxavam água e depois saía fora. Um dia os noviços atiraram torrões de terra nele e o deixaram desconfortável. Após o que nunca mais nem olhou para o lugar novamente.

Os Irmãos escutaram e passaram a discutir o assunto no Salão da Verdade. “Amigo, o chacal que costumava sujar nosso poço, nunca mais nem chegou perto dele desde que os noviços o caçaram com torrões de terra !” O Mestre entrou e perguntou sobre o que falavam, ali sentados juntos. Eles disseram a ele. Então ele respondeu, “Irmãos, esta não é a primeira vez que este chacal suja o poço. Ele fez o mesmo antes;” e então contou um conto do mundo antigo.
___________________

Certa vez neste lugar próximo a Benares ( Varanasi ) chamado Isipatana havia este mesmo poço. Naquele tempo o Bodhisatva nascera numa boa família. Quando ele cresceu, abraçou a vida religiosa e com um grupo de seguidores morava em Isipatana. Um certo Chacal sujava o poço como foi descrito e saía correndo fora. Um dia, os ascetas o cercaram, e tendo-o apanhado, o levaram até o Bodhisatva. Ele se dirigiu ao Chacal nas linhas da primeira estrofe :-

Este poço um eremita da floresta fez
Vivendo longo tempo nesta senda eremítica.
E após todo seu trabalho e esforço
Por que tentas, meu amigo, estragar o poço ?

Escutando isto, o Chacal repete a segunda estrofe :-

Esta é a lei da raça dos Chacais,
Sujar no lugar qualquer que beber :
Meus antepassados sempre fizeram o mesmo;
Assim não há razão na sua acusação.

O Bodhisatva respondeu com a terceira :-

Se isto é 'lei' na política chacal
Imagino o que 'ilegal' seria !
Espero ter visto o suficiente de ti,
Suas ações legais, e ilegais também.

Assim o Grande Ser o censurou e disse, “Não volte lá novamente.” Daí em diante ele nem mesmo parou para olhar o poço.
_______________

Quando o Mestre terminou seu discurso, declarou as Verdades e identificou o Jataka :- “O Chacal que sujou o poço é o mesmo em ambos os casos ; e eu era o chefe do bando de ascetas.”










Nenhum comentário: