sexta-feira, 24 de abril de 2009

278 Buddha Búfalo




278
“Por quê você pacientemente...etc.” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre um certo macaco impertinente. Em Savatthi, nos é dito, havia um macaco doméstico em uma certa família ; ele corria pelo estábulo do elefante, pendurava-se nas costas do virtuoso elefante, evacuava excrementos e andava para cima e para baixo. O elefante, sendo ambos, virtuoso e paciente, nada fazia. Mas um dia no lugar deste elefante, ficou um jovem e ruim. O macaco pensou que era o mesmo e subiu nas costas. O elefante o pegou com sua tromba, atirou ao chão e o esmagou em pedaços pisoteando. Isto foi comentado na reunião da Irmandade ; um dia eles todos começaram a falar sobre isto. “Irmão, escutaste sobre um macaco impertinente que confundiu um elefante bom por um ruim e subindo nas costas dele acabou perdendo sua vida por causa disto ?” Entrou o Mestre e perguntou, “Irmãos, o que conversam aí sentados ?” e quando disseram a ele, “Esta não é a primeira vez,” disse ele, “que este macaco impertinente comporta-se assim ; ele fez o mesmo antes :” e contou a eles um conto do mundo antigo.
___________________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu na região do Himalaia como um Búfalo. Ele cresceu grande e forte e vagava pelos montes e montanhas, picos e cavernas, por muitas florestas tortuosas.

Certa vez, enquanto seguia, percebeu uma árvore agradável e pastava debaixo dela.

Então um macaco impertinente desceu da árvore e subindo nas costas dele, evacuou excrementos ; depois segurou um dos chifres do Búfalo e balançando para baixo pelo rabo se divertia. O Bodhisatva, sendo cheio de paciência, gentileza e misericórdia, não tomou conhecimento do mau procedimento. Isto o macaco fez repetidamente.

Mas um dia, o espírito pertencente àquela árvore, em pé em cima do tronco, perguntou a ele, falando. “Me senhor Búfalo, por que aguentas a grosseria deste mau Macaco ? Faça ele parar !” e dissertando sobre o tema, repetiu os primeiros dois versos como seguem :

Por quê pacientemente resistes toda veleidade
Que este macaco danoso e egoísta causa ?

Esmague-o, transpasse-o com suas presas !
Pare-o ou mesmo as crianças mostrarão desprezo !

O Bodhisatva, escutando isto, respondeu, “Se, espírito d'Árvore, eu não suportar o mau tratamento sem atacar o nascimento, a linhagem e os poderes dele, como meu desejo se realizará ? Mas o macaco fará o mesmo com qualquer outro, pensando ser como eu. E fazendo isto com qualquer Búfalo feroz, ele o destruirá realmente. Quando algum outro o tiver matado, serei livre da dor e da culpa de sangue.” E falando isto repetiu o terceiro verso :-

Se ele trata outros como agora me trata,
Eles o destruirão ; assim serei livre.

Poucos dias depois, o Bodhisatva foi para outro lado e outro Búfalo, uma besta selvagem, foi e ficou no lugar dele. O mau Macaco, pensando ser o mesmo, subiu nas costas dele e fez como antes. O Búfalo o sacudiu para fora no chão e acertou o seu chifre no coração do Macaco e pisoteou ele até aos pedaços com seus cascos.
______________

Quando o Mestre terminou este ensinamento, declarou as Verdades e identificou o Jataka : “Naquele tempo o búfalo ruim era aquele que hoje é o elefante ruim, o macaco era o mesmo mas o nobre e virtuoso Búfalo era eu mesmo.”







Nenhum comentário: