quinta-feira, 8 de outubro de 2009

368 Quedos em mãos...etc.




              Veluvana, Bosque de Bambus, Índia

368
“Quedos em mãos...etc.” - Esta história o Mestre, enquanto residia em Jetavana, contou relativa a Perfeição da Sabedoria. Foi então que o Mestre disse, “Não apenas agora, Irmãos, mas antes também o Tathagata mostrou-se sábio e cheio de recursos.” E com isto relatou uma velha lenda do passado.
_____________

Certa vez quando Bahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu numa fazenda do interior. Toda a história acontece exatamente como na anterior. Mas nesta versão quando o doutor morreu, seus vizinhos da vila disseram, “Estes garotos causaram a morte do homem. Que sejam trazidos para diante do rei.” E os amarraram em laços e levaram para Benares. O Bodhisatva no curso da viagem avisou aos outros garotos: “Não fiquem com medo. Mesmo se levados à presença do rei, mostrem-se destemidos e felizes na mente. O rei primeiro falará conosco, e então saberei o que fazer.” Eles logo aceitaram o que ele disse, e agiram de acordo. Quando o rei os encontrou calmos e felizes, disse, “Estes pobres infelizes estão amarrados em laços e sendo trazidos aqui como assassinos, e apesar de terem chegado a tal miséria, estão destemidos e mesmo felizes. Perguntarei a eles a razão de não se atribularem.”
E falou a primeira estrofe:

Quedos em mãos adversárias
Amarrados em grilhões de bambu,
Como vocês conseguem esconder os infortúnios,
E encontrarem-se com face sorridente ?

Ouvindo isto o Bodhisatva pronunciou as estrofes restantes:

Não há nenhum bem por menor que seja,
Que uma pessoa pode ganhar com gemidos e lamentos ;
Seus adversários sentem prazer,
Quando vêem um inimigo tomado de dor.
Mas os adversários enchem-se de tristeza
Quando com face corajosa ele vai ao encontro de seu fado,
E não esquiva-se, como alguém hábil
Todas as coisas com juízo a discriminar.
Seja por fórmulas ou encantos sussurrados,
Com presentes generosos ou ajuda de parentes poderosos
Para que possa escapar da ofensa,
Uma pessoa deve esforçar-se em ganhar posição favorável.
Mas se ela falhar em ter sucesso,
Com ajuda de outros ou por ela mesma,
Não deve chorar mas aquiescer ;
Fado é forte, ela fez seu máximo.

O rei ouvindo o Bodhisatva expondo a lei, investigou o caso, e descobrindo a inocência dos garotos, removeu os grilhões, concedeu muita honra ao Grande Ser e o fez seu conselheiro temporal e espiritual e valoroso ministro. Ele também conferiu honra aos outros jovens e indicou-lhes vários cargos.
_________________

Quando o Mestre terminou a lição, identificou o Jātaka: “Naquele tempo Ānanda era o rei de Benares, o baixo clero eram os outros garotos, e eu mesmo era o jovem sábio.“






Nenhum comentário: