quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

246 O mau mata...etc.


-->



246
O mau mata...etc.” - Esta é uma história que o Mestre contou enquanto estava em sua câmara oitanada próxima a Vesali, sobre Sihasenapati.

É dito que este homem, após ter fugido para os Refúgios, ofereceu hospitalidade e então ofertou comida com carne nela. Os ascetas nus escutando isto ficaram com raiva e desgostosos ; queriam fazer mal ao Buddha ; “O sacerdote Gautama,” eles zombavam, “com seus olhos abertos, come carne carne preparada de propósito para ele.”

Os Irmãos discutiam este assunto no seu Salão da Verdade : “Amigo, Nathaputra o Asceta, zomba dizendo, 'Sacerdote Gautama come carne preparada de propósito para ele, com olhos abertos '.” Escutando isto, o Mestre respondeu:- “Esta não é a primeira vez, Irmãos, que Nathaputra zomba de mim por comer carne preparada de propósito para mim ; ele fez justo o mesmo em tempos anteriores.” E contou a eles um conto do mundo antigo.

____________________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu um brahmin. Quando cresceu abraçou a vida religiosa.

Ele desceu do Himalaia para conseguir sal e temperos e dia seguinte andava pela cidade na coleta de ofertas. Um certo homem rico planejou irritar o asceta. Então o trouxe para sua casa, indicou um assento e o serviu com peixe. Após a refeição, o homem sentou em um dos lados e disse, Esta comida foi preparada de propósito para você, com morte de criaturas vivas. Este erro não está sobre minha cabeça mas sobre a tua !” E ele repetiu a primeira estrofe :-

O mau mata, cozinha e dá de comer :
Ele é maculado com o pecado que tem em tal carne.

Escutando isto, o Bodhisatva recitou a segunda estrofe:-

O homem mau, de presente mata esposa ou filho,
Ainda assim, se o santo come, nenhum pecado é feito.

E o Bodhisatva com estas palavras de instrução levantou-se do assento e partiu.

_______________

Este discurso terminado, o Mestre identificou o Jataka : “Nathaputra o Asceta Nu era este homem rico e eu era o asceta.”

[ N. do Tr.: Nigantha Nathaputra é Maha Vira, Grande Irmão, de Buddha, contemporâneo deste e o último Tirthankara da religião dos Jainas.

"O sexto século antes de Cristo na antiga Índia foi um período central numa idade de insatisfação intelectual, ceticismo, e de experimentos psicológicos. Os grandes monumentos desta idade são os Upanishads, os ensinamentos de Buddha, e os ensinamentos de Mahavira. "

"Enquanto a comunidade Budista não mais existe na Índia, exceto no Nepal e no Ceilão, mas está representada em toda a Ásia Oriental, os Jainas sobreviveram na Índia até os dias de hoje, mas não estabeleceram-se fora. Os Jainas encontram-se em quase todas as cidades grandes da Índia, principalmente entre comerciantes. Eles são politica e economicamente poderosos. Deve-se a eles o esplendor arquitetônico de muitas cidades da Índia Ocidental ..." Ananda Coomaraswamy em Jaina art.

Em todos estes exemplos Buddha está representado em atitude de meditação (Dhyana) com as pernas cruzadas e as mãos colocadas no colo em pose de yoga. Na mesma atitude encontram-se por toda a Índia as imagens dos vinte e quatro Tirthankaras dos Jainas e mesmo pessoas altamente educadas não são capazes de distinguir uma classe de imagens de outra ... As imagens dos Jainas estão completamente desvestidas de roupa...”. Gopinatha Rao, Elements of Hindu Iconography, p. 220. ]













Nenhum comentário: