sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

247 Ancião Laludayi


-->




247
Certamente este rapaz...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto residia em Jetavana sobre o Ancião Laludayi.

Um dia, é dito, os dois discípulos chefes estavam discutindo uma questão. Os Irmãos que escutaram a discussão louvavam os Anciãos. Ancião Laludayi, que estava sentado no grupo, fez beiço e pensou - “Qual é o conhecimento deles comparado com o meu ?” Quando os Irmãos notaram isto, o deixaram. E o grupo se espalhou.

Os Irmãos estavam falando sobre isto no Salão da Verdade. “Amigo, você viu como Laludayi fez beiço desprezando os dois discípulos chefes ?” Escutando isto o Mestre disse, “Irmãos, em dias idos, como agora, Laludayi não tinha outra resposta que fazer beiço (franzir os lábios).” Então ele contou a eles um conto do mundo antigo.

______________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares, o Bodhisatva era seu conselheiro nas coisas espirituais e temporais. Bem, o rei tinha um filho, Padañjali de nome, um ocioso preguiçoso vagabundo. Logo logo o rei morreu. Suas exéquias terminadas, os cortesãos falavam em consagrar seu filho Padañjali como rei. Mas o Bodhisatva disse,
É um camarada preguiçoso, um vagabundo ocioso,- devemos pegá-lo e consagrá-lo rei ?”

Os cortesãos fizeram uma experiência. Eles sentaram o jovem diante deles e tomaram uma decisão errada. Sentenciaram algo para o proprietário errado e perguntaram a ele, “Jovem senhor, nós decidimos certo ?”

O rapaz fez beiço.

Ele é um rapaz sábio, acho eu,” pensou o Bodhisatva; “ele deve saber que decidimos erradamente :” e recitou o primeiro verso :-

Certamente o rapaz é sábio acima de todos os homens.
Ele fez beiço – ele deve ver além de nós, então !

Dia seguinte, como antes, eles arranjaram uma sentença mas desta vez a julgaram com correção. Novamente perguntaram a ele o quê pensava.

E ele fez beiço de novo. Então o Bodhisatva percebeu que ele era um cego tolo e repetiu o segundo verso :-

Ele não sabe distinguir certo do errado, nem mau de bom :
Ele faz beiço – e não mostra mais nenhum senso.

Os cortesãos entenderam então que o jovem Padañjali era um tolo e fizeram o Bodhisatva rei.

______________

Quando o Mestre terminou este discurso, ele identificou o Jataka : “Laludayi era Padañjali e eu era o sábio cortesão.”












Nenhum comentário: