segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

248 Àrvore da Judeia


-->




248
Todos viram...etc.”- Esta história o Mestre contou enquanto estava em Jetavana, na Assembléia sobre a árvore da Judéia (Kimsuka = Butea Frondosa ; Olaia).

Quatro Irmãos, aproximando-se do Tathagata, pediram a ele que expusesse os meios pelos quais o ênstase pudesse ser induzido. Ele expôs. Isto feito, eles se dispersaram para vários lugares onde passaram suas noites e dias. Um deles, tendo entendido as Seis Esferas do Tato, tornou-se santo ; com outro aconteceu o mesmo após entender os Cinco Elementos do Ser, o terceiro após entender os Quatro Principais Elementos e o quarto após entender os Dezoito Constituintes do Ser. Cada um deles recontou para o Mestre a excelência particular que atingiu. Um pensamento surge na mente de um deles ; e ele pergunta ao Mestre, “Há somente um Nirvana para todos estes modos de meditação ; como é que todos eles levam à santidade ?” Então o Mestre perguntou, “Isto não é como o pessoal que viu àrvore da Judéia ?” Quando eles pediram a ele que falasse sobre, ele repetiu um conto de dias idos.

______________

Certa vez Brahmadatra o rei de Benares ( Varanasi ) teve quatro filhos. Um dia eles chamaram o auriga e disseram a ele, Nós queremos ver uma árvore da Judéia ; mostre-nos uma !”

Muito bem, mostrarei,” respondeu o auriga. Mas ele não a mostrou a eles todos juntos.

 Levou o mais velho primeiro para a floresta na carruagem e mostrou a ele a árvore no tempo em que os brotos estavam rebentando nos galhos. Ao segundo ele a mostrou quando as folhas estavam verdes, ao terceiro no momento da floração e ao quarto quando estava carregada de frutos.

Após isto aconteceu que os quatro irmãos estavam sentados juntos e algum perguntou, “Que tipo de árvore é a árvore da Judéia ?” 

Então o primeiro irmão respondeu, Como um cepo ardente !”

E o segundo gritou, “Como uma árvore banian !”

E o terceiro - “Como um pedaço de carne ! “ [ n. do tr.: ela tem flores rosas ]

E o quarto disse, “Como a acácia !” 

Eles ficaram vexados com as respostas uns dos outros e correram para encontrar o pai deles. “Meu senhor,” eles perguntaram, “que tipo de árvore é a árvore da Judéia ?”

O quê vocês dizem disso ?” ele perguntou. Eles contaram a ele as maneiras com que responderam. Disse o rei, Todos vocês quatro viram a árvore. Só que quando o auriga apresentou a vocês a árvore, vocês não perguntaram a ele 'Como a árvore se parece em tal estação ?' ou 'em tal outro momento ?' Vocês não fizeram nenhuma distinção e esta é a razão do erro de vocês.” E ele repetiu a primeira estrofe :-

Todos viram a árvore da Judéia -
Por quê a perplexidade?
Nenhum perguntou ao auriga
Qual o jeito dela durante o ano todo !
__________________

O Mestre tendo explicado o assunto, então se dirigiu aos Irmãos : “Bem, como os quatro irmãos, porque não fizeram distinção e perguntaram, sentindo dúvida sobre àrvore, do mesmo modo vocês sentem dúvida sobre o certo” : e em sua sabedoria perfeita ele pronuncia o segundo verso :-

Quem sabe o certo com alguma deficiência
Sente dúvida, como aqueles quatro irmãos com a árvore.

Quando este discurso estava terminado, o Mestre identificou o Jataka : “Naquele tempo eu era o rei de Benares.”













Nenhum comentário: