terça-feira, 6 de janeiro de 2009

249 Buddha vendedor de milho


-->



249
Como meu próprio filho...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto vivia em Jetavana, sobre um distinto Ancião. 

É dito que ele ordenara um jovem a quem tratava sem gentileza. O noviço por fim não pode suportar mais e retornou para o mundo. O Ancião então tentou coagi-lo. “Olhe aqui, rapaz,” disse ele, “seu hábito deve ser de sua propriedade e sua tigela também ; tenho outro hábito e outra tigela que darei para ti. Junte-se a nós novamente.” No começo ele recusou mas por fim após muitos pedidos ele aceitou. A partir do dia mesmo que se juntou novamente à irmandade, o Ancião passou a maltratá-lo como antes. O rapaz de novo achou demais e deixou a ordem. Como o Ancião suplicava novamente a ele que se juntasse à ordem, o rapaz respondeu, “Você não pode comigo nem sem mim ; deixe-me sozinho – não me juntarei !”

Os Irmãos falavam disto no Salão da Verdade. “Amigo,” disseram eles, “que rapaz sensível ! Ele conhecia o Ancião muito bem para se juntar a nós.” O Mestre entrando pergunta sobre o quê conversavam. Eles contaram a ele. Ele continuou, “Não apenas agora este rapaz é sensível, Irmãos, mas foi justo o mesmo antes ; quando certa vez viu as faltas deste homem, não o aceitou novamente.” E contou uma história dos tempos antigos.

________________

Certa vez no reino de Brahmadatra rei de Benares, o Bodhisatva nasceu numa família de fazendeiros e ganhava a vida vendendo milho. Outro homem, um encantador de serpentes, treinou um macaco, o fez engolir um antídoto e fazendo a serpente brincar com o macaco, ganhava a vida, deste jeito.

Um festival foi proclamado ; este homem desejava fazer festa no festival e confiou o macaco a este mercador, pedindo a ele que não fosse negligente. Sete dias depois ele veio ao mercador e pediu o seu macaco. O macaco escutou a voz do seu mestre e saiu fora rapidamente da loja de grãos. Imediatamente o homem bateu nas costas dele com um pedaço de bambu ; então o levou para a floresta, o amarrou e caiu no sono. Assim que o macaco viu que ele estava dormindo, soltou seus laços e fugiu subindo em uma mangueira. Comeu uma manga e soltou o caroço na cabeça do encantador de serpentes. O sujeito acordou e olhou para cima : lá estava o macaco. “Vou engabelá-lo !” ele pensou, “e quando tiver descido da árvore, o pegarei !” Então para engabelá-lo, repetiu a primeira estrofe :-

Como meu próprio filho deves ser,
Mestre em nossa família :
Desça, Cunhado, da árvore -
Venha e corramos para casa juntos !

O macaco escutou e repetiu o segundo verso :-

Você está rindo à socapa !
Esqueceste que me bateste ?
Estou contente de viver aqui,
(Portanto adeus) comendo mangas maduras.

Para cima ele foi e logo sumiu na floresta ; enquanto o encantador de serpentes retornou para casa furioso.

__________________

Quando este discurso estava terminado, o Mestre identificou o Jataka : “Nosso noviço era o Macaco. O Ancião era o encantador de serpentes e eu mesmo era o vendedor de milho.”










Nenhum comentário: