terça-feira, 2 de dezembro de 2008

233 Buddha rei de Benares


-->



233
A farpa está nas tuas costas...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto morava em Jetavana, sobre um irmão relapso.

Ele foi trazido para o Salão da Verdade e a ele foi perguntado se realmente era relapso ; ao o quê respondeu, sim. Quando perguntaram por quê, ele respondeu “Por causa do desejo.” O Mestre disse, “Desejo é como flecha com duas farpas para ficar presa no coração ; uma vez lá, ela mata, como as flechas farpadas mataram o crocodilo.” Então contou a eles um conto do mundo antigo.

_______________


Certa vez o Bodhisatva reinava em Benares ( Varanasi ) e bom rei ele era. Um dia entrou em seu parque e veio para junto da margem do lago. E aqueles que eram inteligentes em canto e dança começaram a cantar e dançar. Os peixes e as tartarugas, ansiosos em escutar o som de música, juntam-se e seguem junto ao lado do rei. O rei, vendo aquela massa de peixes, tão longa quanto um tronco de palmeira, perguntou a seus cortesãos,
“Ora, por quê estes peixes me seguem ?”

Disseram os cortesãos, “Vieram para oferecer serviço ao senhor deles.”

O rei gostou do dito de que vieram para servi-lo e ordenou que arroz fosse dado a eles regularmente. Na hora da alimentação alguns peixes vêm outros não ; e arroz era desperdiçado. Falaram ao rei sobre isto. “De agora em diante,” disse o rei, “na hora de dar o arroz, toquem um tambor antes; e com o som do tambor, quando os peixes se reunirem, deem comida a eles.” Daí em diante o tratador fez com que se soasse o tambor e quando estavam juntos, deram arroz para os peixes. Quando assim se reuniram, comendo o alimento, veio um crocodilo e comeu um pouco dos peixes. O tratador contou ao rei. O rei escutou. “Quando o crocodilo estiver comendo os peixes,” disse ele, “transpasse-o com um arpão e capture-o.”

Bom,” disse o homem. E embarcado num barco ( aboard a boat ), assim que o crocodilo chegou para comer os peixes, transpassou-o com um arpão. Entrou pelas costas dele. Louco de dor, o crocodilo saiu fora com o arpão. Percebendo que estava ferido, o tratador falou-o esta estrofe:-

A farpa está nas tuas costas, vá onde fores.
O toque do tambor, chamando meus peixes para o alimento,
Trouxe tu, perseguindo, ganancioso, no caminho
Que também te trouxe para teu terrível destino.

Quando o crocodilo chegou em seu lugar, ele morreu.

_____________

Para explicar este assunto, o Mestre tendo tornado-se perfeitamente iluminado, falou o segundo verso como segue:-

Assim, quando o mundo tenta alguém a pecar
Aquele que não conhece lei que a própria vontade e desejo,
Perece entre seus amigos e parentes,
Como o Crocodilo que comia os peixes.

Quando este discurso estava terminado, o Mestre declarou as Verdades e identificou o Jataka:- na conclusão das Verdades,o Irmão relapso alcançou o Fruto do Primeiro Caminho:- “Naqueles dias eu era o rei de Benares.”










Nenhum comentário: