quarta-feira, 5 de março de 2008

67 Buddha rei de Benares


                                                  
67Um filho é fácil de achar...etc.”- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana, sobre uma certa mulher camponesa.

Pois aconteceu certa vez em Kosala que três homens aravam nas bordas de uma certa floresta, e que ladrões que assaltassem o povo e escapassem por aquela floresta. As vítimas vieram, no curso de uma busca infrutífera pelos bandidos, até onde os três homens aravam.  “Aí estão os ladrões da floresta, disfarçados como pais de famílias,” eles gritaram, e arrastaram o trio como prisioneiros até o Rei de Kosala. Bem, logo em seguida veio ao palácio do rei uma mulher em altos choros pedindo por “aquilo com que me cubro.” 

Escutando o choro dela, o rei ordenou que lhe dessem um lençol ; mas ela recusou, dizendo que não era aquilo que dizia. Então os empregados do rei vieram de volta e disseram a ele que a mulher não queria roupas mas um esposo. Então o rei fez com que trouxessem a mulher para diante dele e perguntou a ela se realmente queria dizer um esposo.

Sim, senhor,” ela respondeu ; “pois um marido é a real coberta de uma mulher, e àquela que falta um esposo – mesmo que se vista com roupas caras de mil dinheiros – está na realidade nua e desprovida. “

(E para reforçar esta verdade, o Sutra seguinte deve ser recitado:-

Como reinos sem rei, como rios secos,
Assim nua e desprovida é vista uma mulher.
Em quem, tendo ainda 10 irmãos, falta um companheiro.)

Agraciado com a resposta da mulher, o rei perguntou qual a relação dela com os prisioneiros. E ela disse que um era seu marido, outro seu irmão, e outro seu filho. “Bem, para marcares minha gratidão,” disse o rei, “te darei um dos três. Qual você escolhe ?” “Senhor,” foi a resposta dela, “se eu viver, posso ter outro marido e outro filho; mas como meus pais estão mortos, nunca conseguirei outro irmão. Dê-me então meu irmão, Senhor.” Agraciado pela mulher, o rei liberta os três homens ; e assim esta mulher foi o meio de salvação destas três pessoas do perigo.

Quando o assunto chegou ao conhecimento da Irmandade, louvavam a mulher no Salão da Verdade, quando o Mestre entrou. Escutando qual o tema da conversa, ele disse, “esta não é a primeira vez, Irmãos, que esta mulher salva estes três do perigo ; ela fez o mesmo em dias passados.” E, assim falando, ele contou esta história do passado.

------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), três homens aravam na borda da floresta e acontece tudo como acima.

Sendo perguntada pelo rei qual dos três ela escolheria, a mulher disse, “Não pode sua majestade dar-me os três?” “Não,” disse o rei, “não posso.” “Bem, se não posso ter todos os três, dê-me meu irmão.” “Leve seu esposo ou seu filho,” disse o rei. “Que importa um irmão?” “Os dois anteriores posso prontamente substituir,” respondeu a mulher, “mas um irmão nunca !” E assim falando repetiu esta estrofe:-

Um filho é fácil de encontrar; um marido também
Uma ampla escolha amontoa-se nos negócios públicos.
Mas onde encontrará, minhas dores, outro irmão?

Ela está mais do que certa,” disse o rei, agraciado. E ordenou que os três homens fossem soltos da prisão e entregues a mulher. Ela tomou os três e seguiu seu caminho.

----------------------

Então vocês vejam, Irmãos,” disse o Mestre, “que esta mesma mulher uma vez antes salvou estes mesmos três homens do perigo.” Sua lição terminada, ele fez a conexão e identificou o Jātaka dizendo, “A mulher e os três homens de ho-je eram a mulher e os homens daqueles dias idos ; e eu era então o rei.”








Nenhum comentário: