terça-feira, 22 de abril de 2008

93 sobre os Requisitos ( outro ).


93
No apegado não apegue-se...etc.- Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana, sobre apegar-se às coisas.

Tradição nos diz que naqueles dias os Irmãos, na maior parte, costumavam ficar contentes se qualquer coisa fosse dada a eles por suas mães ou pais, irmãos ou irmãs, tios ou tias, ou outros parentes. Argumentando que em seu estado laico tinham como prática receber coisas das mesmas mãos, eles, como Irmãos, do mesmo modo não mostravam circunspecção ou cautela diante de comida, roupa ou outro requisito que seus parentes lhes davam. 

Observando isto o Mestre sentiu que devia falar aos Irmãos. Assim mandou reuni-los e disse, “Irmãos, não importa se o doador é parente ou não, que a circunspecção acompanhe o uso. O Irmão que sem circunspecção usa os requisitos que a ele são dados, pode acarretar em si mesmo uma existência subseqüente como um ogro ou um fantasma. Uso sem circunspecção é como tomar veneno ; e veneno mata do mesmo jeito seja dado por um parente ou por uma pessoa estranha. Houveram aqueles que em dias idos na realidade tomaram veneno dado por aqueles próximos e queridos, e daí encontraram seu fim.” Assim falando, ele contou a seguinte história do passado.

------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era um mercador muito rico. Ele tinha um pastor que, quando o milho estava crescendo, levava suas vacas para a floresta e as mantinham num curral, trazendo os produtos de tempos em tempos para o mercador. Perto do curral na floresta morava um leão; e ficaram as vacas com tanto medo do leão que davam pouco leite. Então quando o pastor trouxe ghee um dia, o mercador perguntou por quê havia tão pouco. O pastor conta a razão. “Bem, o leão não está apegado a nada ?” “Sim, mestre; ele gosta de uma gazela.” “Você pode pegar esta gazela ?” “Sim, mestre.” “Bem, pegue-a, e a esfregue toda com veneno e açúcar, e deixe-a secar. Guarde-a um dia ou dois, e depois, torne a soltá-la. Devido a sua afeição por ela, o leão vai lambê-la toda com sua língua e vai morrer. Tire seu couro com as garras e dentes e gordura, e traga-os para mim.” Assim falando, deu para o pastor veneno mortal e o mandou ir. Com o auxílio de uma rede que ele teceu, o pastor pegou a gazela e cumpriu as ordens do Bodhisatva.

Logo que viu a gazela de novo, o leão, no seu grande amor por ela, a lambeu com sua língua e então morreu. E o pastor pegou o couro do leão com o resto, e trouxe-os para o Bodhisatva que disse, “Deve-se evitar afeição por outros. Marque como, com toda sua força, o rei das bestas, o leão, foi levado por este amor pecaminoso pela gazela a envenenar-se ao lambê-la e então morreu.”

No apegado não apegue-se, nem no impegável apegue-se;
Apegar mata ; através do apego o leão comeu poeira.

Tal foi a lição que o Bodhisatva ensinou àqueles ao redor. Após uma vida em caridade e obras boas, passou sendo tratado de acordo com seus méritos.

-------------------------

Sua lição terminada, o Mestre identificou o Jātaka dizendo, “Eu era o mercador naqueles dias.”



Nenhum comentário: