quarta-feira, 2 de abril de 2008

84 Buddha senhor Tesoureiro.


84
Busque saúde...etc.” – Esta história foi contada pelo Mestre enquanto em Jetavana, sobre um garoto que era sábio em matéria de bem-estar espiritual. Quando ele tinha apenas sete anos, o menino, que era filho de um Tesoureiro muito rico, manifestou grande inteligência e ansiedade por seu bem-estar espiritual; e um dia foi até seu pai e perguntou quais eram os Caminhos que levavam ao bem-estar espiritual. O pai não pode responder, mas pensou consigo mesmo,- “Esta é uma questão bem difícil; do mais alto céu ao mais baixo ínfero não há ninguém que possa respondê-la a não ser o Onisciente Buddha.” Então levou a criança com ele para Jetavana, com uma quantidade de perfumes, flores e unguentos.

 Chegando lá, ele fez reverência ao Mestre, inclinou-se diante dele, e sentando-se em um lado, falou como segue ao Abençoado:- “Senhor, este meu menino, que é inteligente e anseia por seu bem-estar espiritual, me perguntou qual os Caminhos que levam ao bem-estar espiritual ; e como eu não sabia, vim até ti. Conceda, ó Abençoado, em resolver esta questão.” “Irmão-leigo,” disse o Mestre, “esta mesma questão me foi feita por este mesmo menino em tempos anteriores, e respondi a ele. Ele sabia a resposta em dias idos mas agora ele esqueceu por causa da mudança de nascimento.” Então, com o pedido do pai, ele contou esta história do passado.

------------------------------

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva era um Tesoureiro muito rico; e ele tinha um filho que, quando tinha sete anos, manifestou grande inteligência e ansiedade por seu bem-estar espiritual. Um dia a criança veio até seu pai e perguntou quais eram os Caminhos que levavam ao bem-estar espiritual. E seu pai respondeu, repetindo esta estrofe:-


Busque saúde, o bem supremo; seja virtuoso;
Escute os anciãos; aprenda das escrituras;
Conforme-se à Verdade; e rompa os laços com as Coisas.
- Pois principalmente estes seis levam ao Bem-estar.

Deste jeito o Bodhisatva respondeu a pergunta de seu filho relativa aos Caminhos que levam ao bem-estar espiritual; e o menino a partir daquele momento seguiu as seis regras. Após uma vida em caridade e outras obras boas, o Bodhisatva passou, sendo tratado de acordo com seus méritos.

--------------------

Sua lição terminada, o Mestre identificou o Jātaka, dizendo, “Esta criança era a criança daqueles dias, e eu mesmo o Senhor Tesoureiro.”





Nenhum comentário: