sexta-feira, 28 de novembro de 2008

230 Buddha rei de Benares


-->



       ( Buddha de Taxila, Paquistão, espremido entre o islamismo e o hinduísmo )


230
Incontáveis as minhas bandeiras...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto vivia em Jetavana sobre este mesmo mendicante nômade.

Naquele tempo, o Mestre em larga companhia a seu redor, sentado no lindamente adornado trono da verdade em um tablado vermelho, estava discursando como um leão jovem rugindo um rugido de leão. O mendicante, vendo a forma do Buddha semelhante à forma de Brahma, sua face como a gloriosa lua cheia e sua testa como um prato de ouro, virou, girou, aonde tinha chegado, no meio da multidão e saiu fora, dizendo, “Quem pode sobrepujar um homem como este ?”

A multidão sai em seu encalço, depois voltou e contou ao Mestre. Ele disse, “Não apenas agora este mendicante fugiu à mera vista da minha face dourada ; ele fez o mesmo antes.” E contou um conto do mundo antigo.

_____________________

Certa vez o Bodhisatva era o rei de Benares ( Varanasi ) e em Takkasila ( Taxila ) reinava um certo rei de Gandhara. Este rei, desejando capturar Benares, foi e cercou a cidade toda com um exército completo com as quatro divisões. E permanecendo de pé no portão da cidade, olhou para seu exército e disse, “Que será capaz de conquistar um exército tão grande como este ?” e descrevendo seu exército, pronunciou a primeira estrofe:-

Incontáveis as minhas bandeiras: elas não têm rivais:
Bandos de corvos nunca poderão deter o mar agitado -
Nunca poderá o clangor da tempestade, uma montanha derrubar : -
Assim, de todos os viventes nenhum me conquistará !

Então o Bodhisatva des-cobre suas feições gloriosas, como a da lua cheia ; e ameaçando diz : “Tolo, balbucias em vão! Agora destruirei tuas hostes, como um elefante doido esmaga uma moita de bambu !” e repetiu a segunda estrofe :-

Tolo! e ainda não encontraste um rival ?
Estais quente de febre, se buscas ferir
Elefantes selvagens solitários como eu !
Como eles esmagam moitas de bambu assim farei contigo !

Quando o rei de Gandhara o escutou ameaçando assim, olhou para cima e observando sua larga fronte como um prato de ouro, temendo ser ele mesmo capturado, girou, fugiu e voltou como fora, para sua própria cidade.

_______________

Este discurso terminado, o Mestre identificou o Jataka :- “O errante nômade era naquele tempo o rei de Gandhara e o rei de Benares era eu mesmo.”










Nenhum comentário: