sexta-feira, 14 de novembro de 2008

225 Buddha rei de Benares ( Varanasi )


-->


                        ( Moeda de Kosala )


225
Há um homem...etc.” - Esta história o Mestre contou em Jetavana sobre o rei de Kosala. Um subordinado muito útil fez intriga, infiltrou-se, no harém. Apesar de conhecer o culpado, o rei engoliu àfronta porque o camarada era útil e falou ao Mestre sobre o assunto. O Mestre disse, “Outros reis em dias há muito idos, fizeram o mesmo;” e ao pedido dele, contou a seguinte história.

____________________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), um homem da corte entrou em intriga, infiltrou-se, no harém do rei e um empregado deste cortesão fez o mesmo na casa deste cortesão. O sujeito não conseguiu suportar tal afronta. Levou òutro então para diante do rei, dizendo, “Meu senhor, tenho um servidor que faz todo tipo de trabalho e ele me corneou : que devo fazer com ele ?” e com a pergunta, pronuncia o primeiro verso que segue:-

Há um homem dentro da minha casa, um zeloso zelador;
Traiu minha confiança, ó rei ! Diga-me - que faço?

Escutando isto, o rei pronuncia o segundo verso:-

Também tenho um zeloso zelador; e ele está aqui na realidade !
Bons homens, creio, são raros : assim, paciência, é meu conselho.

O cortesão viu que estas palavras do rei eram direcionadas à ele ; e não ousou no futuro, errar na casa do rei. E o servidor do mesmo modo, entendendo que o assunto fora levado ao rei, também não ousou no futuro fazer mais aquilo.

___________________

Este discurso terminado, o Mestre identificou o Jataka :- “Eu era o rei de Benares.” E o cortesão nesta ocasião descobriu que o rei falou dele para o Mestre e nunca mais fez a coisa novamente. Cf. parábola dos cem dinheiros nos Evangelhos de IHS.






Nenhum comentário: