terça-feira, 17 de março de 2009

260 Buddha rei Refinado





260
Ó rei, o mensageiro do Estômago...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto em Jetavana, sobre um Irmão que era adicto da cobiça. As circunstâncias são as mesmas dos Jatakas 42, 274 e 395. Aqui novamente o Mestre falou ao Irmão, “Você foi ganancioso antes, Irmão, como és agora ; e em dias idos por sua cobiça quase tiveste sua cabeça clivada com uma espada.” Então contou uma história do mundo antigo.

_______________

Certa vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva nasceu como seu filho. Ele cresceu e terminou sua educação em Takkasila ( Taxila ). Com a morte do pai, ele herdou o reino e era muito refinado ao comer ; de acordo com isto ganhou o nome de Rei Refinado. Havia tanta extravagância no seu comer que em um único prato ele gastava cem mil dinheiros. Quando ele comia, não o fazia a portas fechadas ; mas como desejava conferir mérito para muitas pessoas mostrando a elas o rico aparato de suas refeições, ele fazia um pavilhão adornado de jóias ser levantado na porta e na hora da refeição, este era decorado e lá então ele sentava num estrado real feito de ouro, debaixo de um parassol branco com as princesas todas ao redor e comia a comida de cem sabores delicados de um prato que custava cem mil peças de dinheiro.

Bem, um certo homem ganancioso viu os modos de comer do rei e desejou provar, experimentar. Incapaz de dominar seu anelo, seu desejo, cingiu alto, apertado, sua cintura, e correu para o rei, gritando alto - “Mensagem ! Mensagem ! Ó rei ” - com as mãos levantadas. ( Naquele tempo e naquela nação, se uma pessoa falava alto “Mensagem !” ninguém o pararia ; e daí pois que a multidão se dividiu e o deixou passar.)

O homem correu rapidamente e pegando um pouco de arroz do prato do rei colocou na boca. O espadachim logo levantou a espada para clivar a cabeça do sujeito. Mas o rei o impediu. “Não bata,” disse ele ; - depois para o homem, “nada tema, coma !” Ele lavou as mãos e sentou. Após a refeição, o rei fez com que fosse oferecida sua própria água de beber e suas castanhas para o homem e depois disse -

Agora meu senhor, tens notícias, disseste. Quais são estas notícias ?”
Ó rei, sou mensageiro da Luxúria e do Estômago. Disse Luxúria para mim, Vá ! E enviou-me aqui como seu mensageiro;” e com estas palavras ele falou as primeiras duas estrofes :-

Ó rei, vês o mensageiro do Estômago :
Senhor de carros, não enerve-se !
Pelo bem do Estômago as pessoas vão bem longe,
Mesmo pedir favor a inimigos.

Ó rei, vês o mensageiro do Estômago ;
Senhor de carros não enerve-se !
O Estômago mantém sob seu potente oscilar
Todas as pessoas, dia e noite, na terra.

Quando isto o rei escutou, ele disse, “É verdade ; Mensageiros do estômago são estes ; levados pela luxúria eles vão para cá e para lá e a a luxúria os faz ir. Como perfeitamente este homem colocou isto !” ele ficou agraciado com ele e pronunciou a terceira estrofe :-

Brahmin, dou-te mil cabeças de gado
Para ti ; mais o touro de complemento.
Um mensageiro deve a outro ofertar ;
Pois mensageiros do Estômago são todos que vivem.

Assim disse o rei ; e continuou, “Escutei algo que não escutara antes, ou pensado sobre, dito por este grande homem.” E tão agradecido ficou que prestou honras a ele.

________________

Quando o Mestre terminou este discurso, ele declarou as Verdades e identificou o Jataka :- na conclusão das Verdades o Irmão ganancioso alcançou o Fruto do Terceiro Caminho e muitos outros entraram nos outros Caminhos :- “O homem ganancioso é o mesmo em ambas as histórias e eu era o Rei Refinado.”






Nenhum comentário: