quarta-feira, 11 de março de 2009

257 Buddha rei Face espelhada



257
Não é construtor inteligente...etc.” - Esta história o Mestre contou enquanto em descansava em Jetavana, sobre o louvor a sabedoria. No Salão da Verdade os Irmãos sentavam-se, louvando a sabedoria do Buddha : “O Abençoado tem grande e larga sabedoria, sagaz e rápida, sabedoria aguda e penetrante. Ele supera este mundo e o mundo dos deuses em sabedoria.”

O Mestre entrando, pergunta sobre o quê conversavam, lá sentados. Eles disseram a ele. Ele respondeu, “Esta não é a primeira vez, Irmãos, que o Abençoado foi sábio ; ele foi o mesmo antes.” E contou um conto do mundo antigo.
________________

Certa vez, Irmãos, quando Janasandha reinava em Benares ( Varanasi ), o Bodhisatva veio à vida como filho de sua rainha principal. Sua face era resplendente, com um cacho de cabelo de beleza auspiciosa, como um espelho dourado bem polido. No dia do seu batismo o chamaram de Adasa-mukha, Príncipe Face espelhada.

Durante sete anos seu pai fez com que fosse ensinado a ele os Três Vedas e todos os deveres deste mundo ; e depois ele morreu, quando o garoto tinha sete anos de idade. Os cortesãos realizaram as exéquias do rei com grande pompa e fizeram as ofertas para os mortos ; e no sétimo dia reuniram-se na corte do palácio e conversavam. O príncipe era muito jovem, eles pensavam e não podia ser feito rei.

Antes de o tornar rei, eles iriam testá-lo. Assim prepararam uma corte de justiça e colocaram um divã. Depois vieram até o príncipe e disseram a ele, “Você deve vir, meu senhor, até a corte de justiça.” O príncipe concordou com isto ; e em grande companhia foi até lá e sentou no estrado.

Bem, naquela hora quando o rei sentou para julgar, os cortesãos vestiram um macaco com roupas de um homem hábil no conhecimento que diz quais são os bons lugares para se construir. Eles o fizeram andar como bípede e o trouxeram até a sala de julgamento.

“Meu senhor,” eles disseram, “no tempo do rei seu pai este homem era quem adivinhava por mágica quais os lugares desejáveis e ele bem conhecia sua arte. Debaixo da terra numa profundidade de sete côvados ele pode ver uma falta. Com a ajuda dele foi escolhido um lugar para a casa real ; que o rei o nomeie e dê a ele um posto.”

O príncipe olhou para ele da cabeça aos pés. “Este não é um homem mas um macaco,” ele pensou ; “e macacos podem destruir o que outros fizeram mas por si mesmos não podem nem fazer nada nem realizar tais coisas.” E então falou a primeira estrofe para a corte :-

Não é um construtor inteligente mas um macaco com face enrugada;
Ele pode destruir o que outros fazem ; este é o caminho da raça dele.

“Deve ser isto, meu senhor!” disseram os cortesãos e o levaram embora. Mas depois de um dia ou dois, vestiram esta mesma criatura em grandes roupas e o trouxeram novamente para a sala de julgamento. “No tempo do rei teu pai, meu senhor, este era um juiz que fazia justiça. A ele deves pedir ajuda na adjudicação da justiça.”

O príncipe olhou para ele. E pensou, “Um homem com razão e pensamento não é tão cabeludo quanto este aí. Este macaco sem juízo não pode dispensar justiça ;” e falou a segunda estrofe :-

Não há juízo nesta criatura cabeluda ; ele não inspira nenhuma confiança ;
Ele nada sabe, como meu pai ensinava : o animal não tem nenhum senso !

“Deve ser isto, meu senhor !” disseram os cortesãos e o deixaram sair. Ainda uma vez eles vestiram o mesmo macaco e o trouxeram à sala de julgamento. “Senhor,” eles disseram, “no tempo do rei seu pai este homem cumpria suas obrigações com pai e mãe e prestava respeito aos anciãos na sua família. Deves mantê-lo contigo.”

Novamente o príncipe olhou para ele e pensou - “Macacos são de mente volúvel ; tal coisa eles não podem fazer.” E então repetiu a terceira estrofe :-

Uma coisa Dasaratha me ensinou : nenhuma ajuda tal criatura daria
A pai ou mãe, ou irmã ou irmão ou a qualquer um que o chame amigo !
[Glosa: Dasaratha é outro nome para o pai dele]

“Deve ser isto, meu senhor !” responderam eles e o levaram novamente. E diziam entre si, “Este é um príncipe sábio ; ele será capaz de legislar” ; e fizeram o Bodhisatva rei ; e por toda a cidade através da batida do tambor proclamaram, dizendo, “Está proclamado o rei Face espelhada !”

A partir de então o Bodhisatva reinou retamente ; e sua sabedoria foi divulgada por toda a Índia. Para apresentar o conteúdo desta sua sabedoria, estes quatorze problemas foram trazidos para ele resolver :-
Um boi, um rapaz, um cavalo, um cavaleiro-cesta,
Um escudeiro, uma prostituta, uma jovem dama,
Uma serpente, um cervo, uma perdiz e um espírito,
Outra serpente, ascetas, um jovem sacerdote eu nomeio.

Isto aconteceu como agora explicaremos. Quando o Bodhisatva foi consagrado rei, um certo empregado do rei Janasandha, chamado Gamani-canda, pensou consigo mesmo : “Este reino será glorioso se governado com ajuda daqueles que são da idade do rei. Agora estou velho e não posso assistir um jovem príncipe : então ganharei a vida na agricultura no campo.” Assim ele partiu da cidade e foi morar a três léguas de distância numa certa vila. Contudo ele não tinha boi para arar a terra. Então, após as chuvas caírem, ele pediu em empréstimo dois bois para um amigo ; durante todo o dia ele arou com eles, depois lhes deu capim para comer e foi a casa do proprietário para devolvê-los. No momento aconteceu que o proprietário estava sentado fazendo refeição junto com sua esposa ; e os bois entraram na propriedade, mas não na casa. Quando entravam, o dono levantava seu prato e a esposa abaixava o dela. Vendo que não o convidavam para partilhar a refeição, Gamani-canda partiu sem formalmente transmitir os bois. Durante a noite, ladrões entraram no curral dos animais e os roubaram.

Cedo de manhã, o proprietário destes bois entrou no curral mas não havia gado nenhum lá ; ele percebeu que haviam sido roubados por ladrões. “Farei Gamani pagar por isto !” ele pensou e foi até Gamani.
“Digo, me devolva meus bois !” ele gritava.
“Não estão em teu curral ?”
“Devolva-os agora para mim !”
“Não, já devolvi.”
“Aqui está o oficial do rei : vamos !”

Bem, este Povo tem o costume de apanhar um pedaço de pedra ou de argila e dizer - “aqui está o oficial do rei ; vamos!” Se qualquer pessoa recusar ir, ela é punida. Assim, quando Gamani escutou a palavra “oficial”, seguiu adiante.

Deste modo foram juntos para a corte do rei. No caminho, chegaram numa vila onde morava um amigo de Gamani. Disse ele para o outro,
“Digo, estou com muita fome. Espere aqui até que eu vá e consiga algo para comer.” e ele entrou na casa de seu amigo.
Mas o amigo não estava em casa. A esposa disse,
“Senhor, nada há preparado. Espere apenas um momento ; cozinharei em um momento e colocarei diante de ti.”
Ela subiu uma escada até a despensa de grãos e na pressa, caiu no chão. E como ela estava grávida de sete meses, houve um aborto.

Naquele momento o marido chegou e viu o que aconteceu. “Tu bateste em minha mulher,” ele gritava, “e trouxeste o parto na hora errada ! Aqui tem um oficial do rei para você – vamos !” e o levou para fora. Após o que eles seguiram, os dois, com Gamani entre eles.

Enquanto iam, havia um cavalo no portão da vila ; e o cavalariço não conseguia pará-lo mas seguia junto correndo com ele. Ele gritou para Gamani -
“Tio Candagamani, bata no cavalo com alguma coisa e faça-o voltar !” Gamani apanhou uma pedra e atirou no cavalo. A pedra bateu na pata dele e a quebrou como um caule de mamona. O homem então gritou,
“Oh, quebraste a pata do meu cavalo ! Aqui tem um oficial do rei para você!” e o segurou.

Gamani era então prisioneiro de três homens. Enquanto o levavam, ele pensou : “Este povo vai me denunciar ao rei ; não posso pagar pelos bois ; muito menos por ter causado um aborto ; e depois onde conseguirei o preço de um cavalo ? Eu estaria melhor morto.” Deste modo, enquanto seguiam , ele viu um bosque junto da estrada e nele um monte com um precipício ao lado. Na sombra dele haviam dois cesteiros (artesãos da palha), pai e filho, trançando uma esteira. Disse Gamani,
“Digo, quero me retirar por um momento : esperem aqui, enquanto vou ali do lado” ; e com estas palavras ele subiu no monte e atirou-se para baixo do precipício [ n. do tr.: podemos imaginar que Gamani estava desesperadamente triste]. Ele caiu nas costas do ancião cesteiro e o matou naquele lugar. Gamani se levantou e permaneceu de pé.

“Ah, bandido! Mataste meu pai !” gritou o jovem cesteiro ; “aqui está um oficial do rei !” Ele segurou Gamani pelas mãos e saíram do mato.
“O que é isto ?” perguntaram os outros.
“O bandido matou meu pai !”
Então assim seguiram, os quatro, com Gamani no meio.
Eles chegaram no portão de outra cidade. O prefeito estava lá, e saudou Gamani : “Tio Canda, onde vais ?”
“Ver o rei,” disse Gamani.
“Oh, realmente, ver o rei. Queria mandar um recado a ele ; você levaria ?”
“Sim, posso fazer isto.”
“Bem, eu era normalmente belo, rico, honrado e com saúde ; mas agora estou miserável e tenho icterícia (cegueira, catarata). Pergunte ao rei por que isto. Ele é um sábio homem, assim dizem ; ele te dirá e você me trará a resposta da mensagem .” Com isto o outro concordou.

Em uma outra cidade uma mulher de amor chamou por ele - “Onde vais, Tio Canda?”
“Ver o rei,” ele disse.
“Dizem que o rei é homem sábio ; leve para ele uma mensagem minha,” disse a mulher. “Antes eu costumava fazer grandes ganhos; agora não ganho nem o valor de uma castanha e ninguém me corteja. Pergunte ao rei por que isto acontece e depois me diga.”

Um pouco adiante havia uma serpente vivendo em um cupinzeiro próximo da estrada. Ela viu Gamani e chamou,
“Onde vais, Canda ?” “Ver o rei.”
“O rei é sábio ; leve a ele uma mensagem minha. Quando vou sair para conseguir comida, deixo este cupinzeiro fraca e faminta e ainda assim preencho toda a entrada do buraco com meu corpo e saio com dificuldade me arrastando. Mas quando volto, me sentindo satisfeita e gorda, ainda assim passo rapidamente pelo buraco sem tocar nos lados. Por que disto ? Pergunte ao rei e traga-me a resposta.”

E em seguida um cervo o viu e disse - “Não consigo comer grama a não ser debaixo desta árvore. Pergunte ao rei a razão.” E ainda um perdiz disse, “Quando sento aos pés deste cupinzeiro e canto minha nota, faço-o com belamente ; mas em nenhum outro lugar. Pergunte ao rei por que.” E também um espírito d'árvore o viu e disse,
“Onde vais, Canda ?”
“Ao rei.”
“O rei é um sábio homem, dizem. Em dias anteriores, alta honra me era dada ; e agora não recebo nem um feixe de galhos. Pergunte ao rei qual a razão disto.”

E depois novamente foi visto por um rei-serpente, que falou com ele assim : “É dito que o rei é um sábio homem : então pergunte a ele isto. Até agora a água deste lago foi clara como cristal. Por que agora tornou-se turva com espuma por cima dela ?”

Mais adiante, não distante de uma vila, certos ascetas que moravam em um parque o viram e disseram, do mesmo modo, “Dizem que o rei é sábio. Antes havia neste parque frutos doces em plenitude, agora eles crescem sem gosto e secos. Pergunte a ele qual a razão disto.” E ainda mais adiante, ele foi abordado por alguns estudantes brahmins que estavam num salão do portão de uma cidade. Eles disseram a ele,
“Onde estais indo, Canda, eh ?”
“Ao rei,” disse Canda.
“Então leve uma mensagem nossa. Até agora, qualquer passagem (das Escrituras) que aprendêssemos era clara e brilhante ; agora contudo ela não permanece conosco, não é entendida e tudo é apenas escuridão, - é como água em um jarro furado. Pergunte ao rei qual a razão disto.”

Gamani-canda chegou diante do rei com suas quatorze questões. Quando o rei o viu, reconheceu-o. “Este é o empregado de meu pai que costumava me embalar em seus braços. Onde ele tem vivido todo este tempo ?” E “Canda,” disse ele, “onde você tem vivido todo este tempo ? Não te vemos há um longo tempo ; o que te trás aqui ?”

“Oh, meu senhor, quando meu senhor o rei anterior foi para o céu, parti para o campo e passei a viver d'agricultura. Então este homem resolveu me processar por causa de seu gado e me trouxe até aqui.”
“Se não te tivessem trazido aqui, você nunca viria ; contudo estou contente que de qualquer modo te trouxeram. Agora posso te ver. Onde está este homem ?”
“Aqui, meu senhor.”
“É você que processa nosso amigo Canda ?”
“Sim, meu senhor.”
“Por quê?”
“Ele se recusa a me devolver meu par de bois !”
“É isto mesmo, Canda ?”
“Escute minha história também, meu senhor !” disse Canda ; e contou tudo a ele. Quando escutou a história, o rei abordou o proprietário dos bois. “Você viu os bois,” disse ele, “entrando no curral ?”
“Não, meu senhor,” o homem respondeu.
“Pois, homem, nunca escutaste meu nome ? Me chamam rei Face-espelhada. Fale honestamente.”
“Eu os vi, meu senhor !” disse ele.
“Agora, Canda,” disse o rei, “você falhou em devolver os bois e portanto és devedor deles. Mas este homem, dizendo que não os viu, mentiu direto. Portanto você com suas próprias mãos arrancará os olhos dele fora e você deverá pagar a ele vinte e quatro peças de dinheiro como preço dos bois.” Então levaram o proprietário dos bois para fora.
“Se perco meus olhos, de que me adiantaria o dinheiro ?” pensou ele. E caiu aos pés de Gamani e implorou a ele - “Ó mestre Canda, guarde as vinte e quatro peças de dinheiro e tome estas também !” e deu a ele outras peças e saiu correndo.

O segundo homem disse, “Meu senhor, este sujeito bateu na minha esposa e fez ela abortar.” “É vero isto, Canda ?” perguntou o rei. Canda pediu que fosse escutado e contou toda a história.
“Você realmente bateu nela e causou o aborto ?” perguntou o rei.
“Não, meu senhor ! Não fiz tal coisa.”
“Agora, você pode” - ao outro - “você pode sanar o aborto que ele causou ?”
“Não, meu senhor, não posso.”
“Bem, o que queres fazer ?”
“Devo ter um filho, meu senhor.”
“Bem, então, Canda – você leva a esposa deste homem para sua casa ; e quando um filho nascer para você, entregue-o ao marido.”
Então este homem também caiu aos pés de Canda, gritando, “Não acabe com minha casa, mestre !” atirou no chão algum dinheiro e saiu fora.

O terceiro homem acusou Canda de ter quebrado a pata do cavalo dele. Canda como antes contou o que acontecera. Então o rei perguntou ao proprietário,
“Você realmente pediu a Canda que acertasse o cavalo e o fizesse voltar ?”
“Não, meu senhor, não pedi.” mas sendo pressionado, ele admitiu que disse dissera.
“Este homem,” disse o rei, “mentiu direto, dizendo que não te pediu para fazer o cavalo voltar. Você pode tirar a língua dele ; e depois pague a ele mil dinheiros pelo preço do cavalo, o qual te darei.” Mas o sujeito até mesmo deu a ele outra soma de dinheiro e partiu.

Então o filho do cesteiro disse,
“Este sujeito é um assassino e matou meu pai !”
“É isto mesmo, Canda ?” perguntou o rei. “Escute-me, meu senhor,” disse Canda e contou a ele tudo sobre o assunto.
“Bem, o que você quer ?” perguntou o rei.
“Meu senhor, devo ter meu pai.”
“Canda,” disse o rei, “este homem deve ter um pai. Mas você não pode trazê-lo de volta dos mortos. Então leve a mãe dele para sua casa e seja um pai para ele.”
“Oh, mestre !” gritou o homem, “não destrua a casa do meu falecido pai !” Ele deu a Gamani uma soma de dinheiro e saiu fora correndo.

Assim Gamani ganhou seus processos e em grande alegria ele disse ao rei,
“Meu senhor, tenho várias perguntas para ti feitas por várias pessoas ; posso fazê-las ?”
“Faça-as,” disse o rei.

Então Gamani contou-as na ordem reversa, começando pelos jovens brahmins. O rei respondeu-as por vez. À primeira questão, ele respondeu : “No lugar em que eles vivem costumava haver um galo cantador que conhecia o tempo. Quando escutavam seu cantar, costumavam se levantar e repetir seus textos, até que o sol se eleva-se e assim eles não esqueciam o que aprendiam. Contudo agora há um galo que canta fora de hora ; ele canta na noite morta ou no largo dia. Quando canta na profundeza da noite, eles se levantam, mas eles estão muito sonados para repetir o texto. Quando ele canta em dia solto, eles se levantam mas não têm chance de repetir seus textos. Daí porque o que aprendem, logo esquecem.”

À segunda questão, ele respondeu : “Anteriormente estes homens costumavam cumprir todos os deveres de ascetas e eles induziam o transe místico. Agora eles negligenciam os deveres ascéticos e fazem o que não deviam fazer ; os frutos que crescem no parque eles dão aos ajudantes ; vivem de modo pecaminoso, trocando ofertas [ n. do tr.: Alguns ficam em casa enquanto outros coletam por todos, para evitar problemas]. Por isto estes frutos não crescem doces. Se eles novamente em um só sentimento fizerem seus deveres como ascetas, os frutos crescerão doces para eles. Estes eremitas não conhecem a sabedoria dos reis ; diga a eles para viverem vida ascética.”

Ele escutou a terceira questão e respondeu, “Aqueles chefes serpentes polemizam um com o outro e daí porque àgua tornou-se turva. Se forem amigos como antes, àgua ficará clara novamente.” Após escutar a quarta, “ O espírito d'árvore,” disse ele, “costumava anteriormente proteger as pessoas que passavam pela floresta e portanto ela recebia muitas ofertas. Agora ela não dá a eles nenhuma proteção e portanto não recebe nenhuma oferta. Se ela protegê-los como antes, receberá ofertas escolhidas como antes. Ela não sabe que existem reis no mundo. Diga a ela, então, para guardar as pessoas que entram dentro da floresta.” E escutando a quinta, “Debaixo do cupinzeiro onde a perdiz sente-se capaz de cantar sua nota agradável, há um pote de barro com tesouro dentro ; cave e apanhe.” À sexta ele respondeu, “Na árvore debaixo da qual o cervo sente que pode comer grama, está uma grande colmeia com mel. Ele anseia pela grama na qual este mel cai e por isto não consegue comer nenhuma outra. Você pegue os favos de mel, mande o melhor dele para mim e coma o resto você mesmo.” Depois escutando a sétima, “Debaixo do cupinzeiro da serpente descansa um grande tesouro em pote de barro e lá ela vive guardando-o. Então quando ela sai, devido à cobiça por este tesouro seu corpo gruda ; mas depois que ela se alimenta, seu desejo pelo tesouro previne seu corpo de grudar, e ela passa fácil e rapidamente. Cave o tesouro e guarde-o.” Então respondeu à oitava questão, “Entre as cidades onde mora o marido da jovem mulher e os pais dela vive um amor dela em certa casa. Ela lembra dele e seu desejo é por ele ; daí ela não consegue ficar na casa do marido mas diz que irá e verá seus pais e no caminho ela fica uns dias com seu amado. Quando ela já ficou em casa uns dias , novamente lembra-se dele e dizendo que retornará para o marido, vai novamente para o amante. Vá, diga a ela que existem reis na terra ; diga, que ela deve morar com seu esposo, e se ela não for, que se cuide, o rei a fará ser presa e morrerá.” Ele escutou a nona e disse “A mulher anteriormente costumava ganhar um dinheiro das mãos de um e não ia com outro até que tivesse acabado com ele [ n. do tr.: Literalmente, “até que ela o tivesse feito gozar o valor do dinheiro dado”, ajirapetva.] , e daí porque ela costumava receber muito. Agora ela mudos seus modos e sem deixar o primeiro ela vai com outro, de modo que nada recebe, e ninguém a procura. Se ela guardar seu velho costume , será como antes. Diga a ela que deve fazer isto.” Escutando a décima, ele respondeu, “Aquele prefeito usava aplicar justiça indiferentemente, de modo que as pessoas ficavam agradecidas e felizes com ele ; e na alegria delas davam a ele muitos presentes. Isto que o fez belo, rico e honrado. Agora ele gosta de se corromper e seu julgamento não é justo ; então se tornou miserável e doente. Se ele novamente julgar com retidão, será novamente como era antes. Ele não sabe que existem reis na terra. Diga a ele que deve ser justo no julgamento.”

E Gamani-canda deu todos estes recados, como foram ditos a ele. E o rei tendo resolvido todas estas questões com sua sabedoria, como Buddha onisciente, deu ricos presentes para Gamani-canda ; e a cidade em que Canda morava, deu para ele, como um presente para um brahmin e o deixou ir. Canda saiu da cidade e contou a resposta do rei aos jovens brahmins, e aos ascetas, a serpente e ao espírito d'árvore ; tirou o tesouro do lugar em que a perdiz sentava, e da árvore debaixo da qual o cervo comia, pegou os favos de mel e enviou o mel para o rei ; quebrou o cupinzeiro em que a serpente vivia e tirou o tesouro de lá ; e a jovem mulher e a mulher do amor e ao prefeito ele disse como o rei dissera a ele. Então ele voltou para sua própria cidade e morou lá enquanto viveu e depois passou sendo tratado de acordo com seus méritos. E rei face espelhada também fez ofertas e obras de caridade e finalmente após sua morte foi encher as hostes do céu.
_______________

Quando o Mestre terminou este discurso, para mostrar que não agora apenas o abençoado é sábio mas sábio fora antes, ele declarou as verdades e identificou o Jataka : (e na conclusão das Verdades muitas pessoas entraram no Primeiro Caminho, ou no Segundo ou no Terceiro ou no Quarto :) “Naquele tempo Ananda era Gamani-Canda ; e o rei Face-espelhada era eu mesmo.”











Nenhum comentário: