“Que costume é
este...etc.” - Esta história o Mestre contou, após
sua primeira visita ( como Buddha ) a Kapilapura , enquanto hospedava-se no Bosque Banian do seu pai, sobre a recusa do rei seu
pai em acreditar.
Naquele
tempo, dizem que o grande Rei Suddhodana , tendo dado ao Buddha uma
refeição de mingau de arroz em sua própria
residência à cabeça de vinte mil Irmãos,
durante a refeição falando amigavelmente com ele,
dizendo, “Senhor, quando no tempo de teu esforço, empenho,
luta ( os seis anos de austeridades praticados pelo Buddha antes dele
encontrar a paz de Buddhista ) vieram umas deidades até mim e
pousadas nos ares disseram, “Teu filho, príncipe Siddharta,
Siddhattha, morreu de fome.” E o Mestre respondeu, “Você
acreditou neles grande Rei ?” - Senhor, não acreditei !
Mesmo quando as deidades vieram adejando, pairando, flutuando nos
ares e me disseram isto, me recusei a acreditar dizendo que não
havia morte para meu filho até que ele tenha obtido o estado
de Buddha no pé d'árvore Bo.” Disse o Mestre,
“Grande Rei, muito tempo atrás no tempo do grande Dhammapala
mesmo quando um professor afamado disse – 'Teu filho é
morto, estes são os ossos dele,' você recusou a acreditar, respondendo, 'Em nossa família, nunca se morre cedo'
; então porque acreditarias agora ?” e com o pedido de seu
pai, o Mestre contou um conto de muito tempo atrás.
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Certa
vez quando Brahmadatra reinava em Benares ( Varanasi ), havia no reino de Kasi uma
cidade chamada Dhammapala e ele tomou este nome devido a família
de um Dhammapala que vivia lá. Guardando os Dez Caminhos da
Virtude este brahmin era conhecido onde ele morava como Dharmapala
ou o Guardador da Lei. Em sua residência até os
empregados faziam ofertas, observavam a virtude e guardavam o dia
santo.
Naquele
tempo o Bodhisatva veio à vida naquela casa e deram a ele o
nome de Príncipe Dhammapala ou o Guardador da Lei Júnior.
Assim que ele atingiu idade seu pai deu a ele mil dinheiros e o
enviou para estudar em Takkasilā
( Taxila ). Para lá ele foi e estudou com um professor afamado
e tornou-se pupilo chefe em uma companhia de quinhentos jovens.
Justo
então morre o filho mais velho do professor ; e o professor,
cercado de seus pupilos no meio de sua parentela e amigos, chorando
fez as exéquias do garoto no cemitério.
Então o professor com sua companhia de parentela todos os seus pupilos foram chorando e se lamentando mas Dhammapala nem chorou nem se lamentou. Quando após tudo os quinhentos jovens retornaram do cemitério,eles sentaram na presença de seu professor e disseram, “Ah, um garoto tão bom, tão belo, criança ainda, ser cortado em idade tenra e separado de pai e mãe !” Dhammapala respondeu, “Tenro realmente, como dizes ! Bem, por quê ele morreu em idade pouca ? Não é certo que crianças de idade pouca morram.” Então disseram a ele, “Por quê senhor, não sabes que tais pessoas são mortais ?” - “Sei disto ; mas em tenros anos não morrem ; as pessoas morrem quando estão velhas.” - “Então não são todos os seres compostos transitórios e irreais ?” “Transitórios eles são é verdade ; mas nos dias da juventude as criaturas não morrem ; só quando ficam maduras e velhas é que morrem.” -”Oh, isto é costume entre tua família ?” -”Sim, este é costume em minha família.” Os garotos contaram esta conversa ao professor. Ele mandou chamar Dharmapala e perguntou a ele, “É verdade, Dharmapala, meu filho, que em tua família não morrem cedo ?” “Sim, professor,” disse ele, “é vero.”
Então o professor com sua companhia de parentela todos os seus pupilos foram chorando e se lamentando mas Dhammapala nem chorou nem se lamentou. Quando após tudo os quinhentos jovens retornaram do cemitério,eles sentaram na presença de seu professor e disseram, “Ah, um garoto tão bom, tão belo, criança ainda, ser cortado em idade tenra e separado de pai e mãe !” Dhammapala respondeu, “Tenro realmente, como dizes ! Bem, por quê ele morreu em idade pouca ? Não é certo que crianças de idade pouca morram.” Então disseram a ele, “Por quê senhor, não sabes que tais pessoas são mortais ?” - “Sei disto ; mas em tenros anos não morrem ; as pessoas morrem quando estão velhas.” - “Então não são todos os seres compostos transitórios e irreais ?” “Transitórios eles são é verdade ; mas nos dias da juventude as criaturas não morrem ; só quando ficam maduras e velhas é que morrem.” -”Oh, isto é costume entre tua família ?” -”Sim, este é costume em minha família.” Os garotos contaram esta conversa ao professor. Ele mandou chamar Dharmapala e perguntou a ele, “É verdade, Dharmapala, meu filho, que em tua família não morrem cedo ?” “Sim, professor,” disse ele, “é vero.”
Escutando isto, o
professor pensou, “Que coisa maravilhosa que ele diz ! Farei uma
viagem até o pai dele e o perguntarei sobre isto ; e ser for
verdade, viverei de acordo com esta regra.”
Então
quando acabou tudo que devia fazer para seu filho, após um
lapso de sete ou oito dias chamou Dhammapala e disse, “Meu filho,
estou saindo de casa ; enquanto eu estiver fora, você instrui
estes meus pupilos.” Assim falando, ele arranjou ossos de cabra
selvagem, lavou-os e ungiu-os e os colocou num saco ; então
levando consigo um pequeno pagem, deixou Takkasilā
( Taxila ) e no devido tempo chegou naquela cidade. Lá
perguntou como chegar a casa do Grande Dhammapala e parou na porta.
O primeiro
empregado do brahmin que o viu, quem quer que fosse, tomou o parassol
de sua mão e os sapatos e pegou o saco do empregado. Ele
pediu que falassem ao pai do garoto que ali estava o professor de seu
filho Dharmapala Júnior, em pé na porta. “Bom,”
disseram os empregados e chamaram o pai para ele. Rapidamente ele
veio à entrada e “Entre !” disse ele, mostrando o caminho
para dentro da casa. Sentando o visitante num sofá, ele fez
os deveres de hóspede lavando os pés dele e daí
por diante.
Quando o
professor já tinha se alimentado e eles sentaram para uma
conversa amigável juntos, ele disse, “Brahmin, teu filho
Dhammapala júnior, estando cheio de sabedoria e sendo um
mestre perfeito dos Três Vedas e das Dezoito Consecuções
por uma infeliz sorte perdeu sua vida. Todas as coisas compostas são
transitórias ; não chore por ele !” O brahmin bateu
palmas e riu sonoramente. “Por quê você ri, brahmin ?”
perguntou o outro. “Porquê,” disse ele, “não é
meu filho que está morto ; deve ser algum outro.” “Não
brahmin,” foi a resposta, “teu filho está morto e nenhum
outro. Olhe seus ossos e acredite.” Assim falando ele
desembrulhou os ossos. “Estes são os ossos de teu filho,”
disse ele. “ossos de uma cabra selvagem, talvez,” cotejou o
outro, “ou de um cachorro ; mas meu filho não está
morto. Em nossa família por sete gerações não
há tal coisa como morte com pouca idade ; e você está
falando mentira.” Então todos bateram palmas e riram
sonoramente.
O professor
quando observou esta coisa maravilhosa, ficou muito contente e disse,
“Brahmin, este costume em sua descendência familiar não
pode ser sem causa, que o jovem não morra. Por quê
então que vocês não morrem cedo ?” E ele
perguntou falando a primeira estrofe :
Que
costume é este, ou que caminho santo,
De
que gesto bom é este o fruto, prego ?
Diga-me,
Ó Brahmin, qual a razão,
Por
quê na descendência de vocês o jovem nunca morre –
diga !
Então
o brahmin, para explicar que virtudes têm o resultado que
ninguém em sua família morre jovem, repetiu as
seguintes estrofes :
Andamos
em probidade, não falamos mentiras
De
todos os pecados tolos e ruins mantemos distância,
Evitamos
todas as coisas que são más,
Com
isto nenhum jovem entre nós morre.
Escutamos
os atos do tolo e do sábio ;
O
quê o tolo faz não consideramos ,
O
sábio nós seguimos e os tolos evitamos ;
Com
isto nenhum jovem entre nós morre.
Em
ofertas descansa antecipadamente nosso contentamento ;
Mesmo
enquanto ofertando estamos bastante contentes ;
Não
ter ofertado, então nos arrependemos :
Com
isto nenhum jovem entre nós morre.
Sacerdortes,
brahmins, caminhantes, satisfazemos,
Mendicantes
e suplicantes e todos que precisam,
Damos
de beber e alimentamos o povo faminto :
Com
isto nenhum jovem entre nós morre.
Casados,
por esposas dos outros não suspiramos,
Mas
somos fiéis ao voto de casamento ;
E
fiéis são nossas esposas, creio :
Com
isto nenhum jovem entre nós morre.
As
crianças que destas esposas verdadeiras brotam
São
abundantemente sábias, alimentadas de estudo,
Versadas
nos Vedas e perfeitas em tudo ;
Com
isto nenhum jovem entre nós morre.
Cada
um tenta fazer o certo por amor ao céu :
Assim
vive o pai, e assim vive a mãe,
Assim
o filho e a filha, irmã e irmão :
Com
isto nenhum jovem entre nós morre cedo.
Por
amor ao céu nossos empregados também se consagram
Suas
vidas para o bem, homens e donzelas todos,
Criados,
servidores, o menor servo :
Com
isto nenhum jovem entre nós morre cedo.
E
finalmente, com estas duas estrofes ele declarou a bondade daqueles
que andam em retidão :
Retidão
salva aquele que a ela esta curvado;
Retidão
bem praticada traz felicidade ;
Aqueles
que praticam retamente esta dádiva são abençoados
-
O
probo não entra em punição.
A
justiça salva o correto, como um retiro
Salva
no tempo da chuva : o garoto ainda vive.
Bondade
a Dhammapala dá segurança ;
Ossos
de algum outro são estes que você transportou.
Escutando
isto, o professor respondeu : “Uma viagem feliz esta minha viagem,
frutífera, não sem resultados !” Então cheio
de felicidade, ele pediu perdão a Dhammapala pai e adicionou,
“Vim aqui e trouxe estes ossos de cabra selvagem com o propósito
de testá-lo. Teu filho está bem e a salvo. Prego, me
conceda tua regra para preservar a vida.” O outro então
escreveu-a em uma folha ; e após permanecer naquele lugar por
alguns dias, ele retornou para Takkasila ( Taxila ) e tendo instruído
Dhammapala em todos os ramos das ciências e do conhecimento, o
despachou com uma grande tropa de seguidores.
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Quando
o Mestre tinha assim discursado para o Grande Rei Suddhodana, ele
declarou as Verdades e identificou o Jataka : ( na conclusão
das verdades o rei tornou-se estabelecido na fruição do
Terceiro Caminho :) - “Naquele tempo, mãe e pai eram os
parentes do Maharaja, o professor era Sariputra, o séquito era
o séquito de Buddha e eu mesmo era o jovem Dhammapala.”
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