Sāňchi, Sanchi, templo Buddhista Hinayana, com quatro portais esculpidos em pedra nos quatro quatros, cantos, pontos cardeais, ao redor do Stupa redondo com relíquias sagradas. Provavelmente um dos oitenta e quatro mil stupas espalhados pelo mundo com as relíquias de Buddha e da Sangha no século III a.C. pelo imperador Asoka. Cada portal é composto de três arquitraves onde são esculpidos temas buddhistas na frente e atrás. As colunas e o resto todo também são esculpidos.
“Originalmente um monte funeral, o stūpa tornou-se símbolo do último grande evento da vida da Buddha, o Parinirvāna. Geralmente o stupa é santuário de relíquias de Buddha e de seus discípulos. Relicários são feitos de ouro, prata, cristal e outros metais preciosos.
Stūpas são memoriais construídos em lugares sagrados singulares. Podem ser feitos de tijolos, tijolos e cascalhos ou pedras, envolvidos em alvenaria ou não, redondos ou ovais na forma. O stūpa representa os três mundos, o mundo das pessoas pela base quadrada (plinto) na qual o stupa descansa cercado por uma balaustrada. O mundo dos Deuses é representada pelo domo, enquanto abóbada celeste ; e o mundo do espaço está indicado pelo parassol elevado em t.
Os três lintéis atravessados no alto, em cima dos portões, e os pilares contam episódios de Buddha, a “antiga boa nova,” a qual nunca é repetida em demasia. Na Índia o mundo é visto consistindo da presença mesma de Deus em Suas múltiplas formas. O divino é entendido como parte componente do ser humano e da natureza, aparente sendo invisível ... como o dígito hum está presente no dois, três, quatro, etc., ou como é frequentemente dito, “Ele é Hum enquanto em Si mesmo, Ele é muitos enquanto em nós.”
(Coomaraswamy, Ananda, Buddha and the Gospel of Buddhism. )
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