quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sanchi , Stupa Buddhista



Sāňchi, Sanchi, templo Buddhista Hinayana, com quatro portais esculpidos em pedra nos quatro quatros, cantos, pontos cardeais, ao redor do Stupa redondo com relíquias sagradas. Provavelmente um dos oitenta e quatro mil stupas espalhados pelo mundo com as relíquias de Buddha e da Sangha no século III a.C. pelo imperador Asoka. Cada portal é composto de três arquitraves onde são esculpidos temas buddhistas na frente e atrás. As colunas e o resto todo também são esculpidos.
“Originalmente um monte funeral, o stūpa tornou-se símbolo do último grande evento da vida da Buddha, o Parinirvāna. Geralmente o stupa é santuário de relíquias de Buddha e de seus discípulos. Relicários são feitos de ouro, prata, cristal e outros metais preciosos.
Stūpas são memoriais construídos em lugares sagrados singulares. Podem ser feitos de tijolos, tijolos e cascalhos ou pedras, envolvidos em alvenaria ou não, redondos ou ovais na forma. O stūpa representa os três mundos, o mundo das pessoas pela base quadrada (plinto) na qual o stupa descansa cercado por uma balaustrada. O mundo dos Deuses é representada pelo domo, enquanto abóbada celeste ; e o mundo do espaço está indicado pelo parassol elevado em t.
Os três lintéis atravessados no alto, em cima dos portões, e os pilares contam episódios de Buddha, a “antiga boa nova,” a qual nunca é repetida em demasia. Na Índia o mundo é visto consistindo da presença mesma de Deus em Suas múltiplas formas. O divino é entendido como parte componente do ser humano e da natureza, aparente sendo invisível ... como o dígito hum está presente no dois, três, quatro, etc., ou como é frequentemente dito, “Ele é Hum enquanto em Si mesmo, Ele é muitos enquanto em nós.”
(Coomaraswamy, Ananda, Buddha and the Gospel of Buddhism. )

Nenhum comentário: